terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DESCONFIANÇA


DESCONFIANÇA

Suely Pavan

Será que ele me ama? Será que quando ele não está comigo fica olhando para outras na rua? Ele foi viajar, será que vai ficar com outra? Vi uma moça comentando um “post” dele lá no “facebook”, aí tem...

A desconfiança feminina é um tema recorrente nos consultórios de psicoterapia. As mulheres neste espaço, muito mais do que os homens, trazem este tema em suas sessões. Não importa se são jovens ou mais velhas falar sobre “ele”, e principalmente o que “ele” faz quando ela não está ao seu lado, são os temas preferenciais das preocupações femininas.
Por qual razão isto acontece?
A baixa autoestima é a principal razão de se focar mais no outro do que em si mesma. Quando uma mulher não confia em si e na sua capacidade de se relacionar com um homem, joga todas as suas expectativas sobre ele. Como não confia nela mesma, não confiará também no outro, ou seja, ela projetará no homem a sua própria insegurança. Mesmo que o homem seja presente, companheiro, romântico e leal, a visão que mulheres desconfiadas têm dele não irá mudar. Alguns homens até se cansam desta postura desconfiada por parte de algumas mulheres, pois não importa o que eles façam, elas jamais irão acreditar neles. 


Outras têm o famoso “dedo pobre”, se relacionam apenas com homens visivelmente e comprovadamente não confiáveis. São aqueles homens que dizem que mantém relacionamentos com outras mulheres, vivem a olhar para qualquer outra e se encantam com qualquer tipo de elogio. Homens assim também têm problemas sérios de autoestima. Porém, ao invés de se afastar deles, as mulheres nesta mesma sintonia de autoestima baixa fazem o oposto: Aproximam-se e tentam mudá-lo. Nesta tentativa são assombradas a toda a hora pela perseguição da traição. Tentam em vão controlar o incontrolável, pois homens deste naipe traem mesmo, e sem culpa. E avisaram desde o começo do relacionamento que são assim.
Neste ciclo vicioso a mulher tenta controlar as atitudes do homem não confiável, e desta forma cada vez sua autoestima torna-se mais baixa e ela mais desconfiada.
Uma pessoa com boa autoestima confia em seu “taco” e também saberá diferir em quem confiar ou não, e muito menos usará a velha desculpa para tudo aceitar do homem: Mas, eu gosto dele, e no coração a gente não manda!
Portanto, se você é desconfiada sem motivos reais ou com todos escancarados desde o primeiro encontro, a autoestima é algo que deve ser não só burilado como também cultivado diariamente. Não permita que ninguém a rebaixe, humilhe ou ofenda, sob nenhuma circunstância. E literalmente saia do pé e pare de ligar de cinco em cinco minutos para o seu par. O pássaro só volta às nossas mãos quando ela está aberta.   


Suely Pavan é psicóloga CRP 06/10220, psicoterapeuta, empresária, professora e trabalha com o Universo Feminino desde 2001.