terça-feira, 19 de janeiro de 2016

POR QUE TODOS OS PROGRAMAS FEMININOS SÃO SEMPRE IGUAIS?

POR QUE TODOS OS PROGRAMAS FEMININOS SÃO SEMPRE IGUAIS?


Por Suely Pavan Zanella

Basta você ligar a TV e buscar um programa direcionado para o público feminino e verá invariavelmente sempre as mesmas coisas: Moda; Beleza; Relacionamentos Afetivos; Notícias de TV (novelas e fofocas); Culinária, e, raras e pobres matérias sobre o mundo profissional.

Por mais criativos que os programas tentem se vender o roteiro é sempre o mesmo, e, infelizmente, isso não acontece somente na televisão. Há anos busco um site bacana para escrever para as mulheres, já que desde 2002, eu pesquiso e trabalho com o Universo Feminino, mas os conteúdos no geral são tão iguais que isso me desanima.

Parece até que no Universo Feminino as questões são sempre as mesmas dos anos 50, do tipo: Como esperar o maridão estando linda de banho tomado, com as crianças educadas e com um prato novo para recebê-lo.
Mesmo quando um bom tema é abordado de forma inédita, os depoimentos do entrevistado principal são constantemente interrompidos por com propagandas (merchandising), gente que não entende patavina do assunto dando palpites, e rasa profundidade, e até em muitos casos, falta de respeito ao entrevistado.  Um verdadeiro samba do afrodescendente esquizofrênico (só para ser politicamente correta!)

Os programas direcionados ao público feminino ocorrem sempre no período da manhã ou tarde, hora em que grande parte das mulheres está trabalhando. Então, este tipo de programa é direcionado a quem?

Quando comecei a fazer pesquisas sobre assédio sexual nas empresas além de uma absurda falta de dados me deparei com um único programa feminino falando com seriedade à respeito do assunto. Era um programa direcionado para mulheres em Portugal. Nele uma entrevistadora muito bem preparada conversava com uma vítima de assédio no trabalho. O programa tinha auditório, e o mesmo permaneceu em silêncio durante os 40 minutos em que a entrevistada contava o seu drama. Não houve interrupções e nem opiniões diversas. O assunto foi levado à sério, como deve ser, e a vítima, apesar de Portugal não ter como aqui uma Lei que criminaliza o assediador, foi incentivada pela entrevistadora a contar passo a passo como se deu o assédio sexual, que depois se transformou em moral, como ocorre, aliás, na grande parte dos casos. O programa foi um verdadeiro serviço de utilidade pública.

Por aqui nem programas de TV, e muito menos sites abordam esse e outros assuntos com a maestria com que deveriam ser abordados.
Por qual motivo isso ocorre?
Muita gente diz que o público não tem interesse. Pode ser. Se olharmos na Internet, por exemplo, os temas mais lidos veremos que eles se referem a fofocas de televisão. Além de dietas para emagrecer, segredos para as unhas ficarem impecáveis, e outros  relacionados à manutenção de padrões de beleza inatingíveis.

Recente pesquisa do Google mostra também que os temas preferidos das mulheres nas buscas são:
- Como excitar um homem;
- Como me vingar do meu ex;
- Como saber se o meu namorado é gay;
- Como conseguir um namorado rico;
- Como eu faço se esqueci de tomar um anticoncepcional?;
- Como ter um corpo perfeito;
- Como saber se estou grávida?;
- Como sair bem numa selfie.

Diante desta pesquisa pode ser mesmo que os programas femininos e os sites direcionados às mulheres estejam com a razão, o que de fato me entristece muito.  E não é à toa que o número de visualizações e público seja alto.
De minha parte vou continuar a escrever e falar para uma minoria.