quarta-feira, 5 de junho de 2013

CRÔNICA: A Adolescente



CRÔNICA: A Adolescente
Suely Pavan Zanella

Mariana choramingava pela casa segurando um lenço de papel. Fungava, jogava-se no sofá e chorava sem parar. A mãe vendo-a daquele jeito perguntou:
- O que há Mariana, por favor, fale comigo?
Mariana resmungou entre lágrimas: - Você não vai entender, não vai entender. Nem eu me entendo!
A mãe desesperada pensa mil coisas: Será que ela está grávida? Está usando drogas? Repetiu de ano? – Não, não pode ser, ainda estamos no primeiro semestre! Pensou consigo mesma.
-Filha o que foi, pode confiar em mim, seja lá o que for. Eu já tive dezesseis anos, ou você pensa que eu nasci com 40? Argumentou tentando animar a menina.
- Mãe, eu vou falar: O Marquinhos desmanchou comigo!  E voltou a chorar copiosamente.  
A mãe aliviada respondeu:
-Filha ainda bem. Aquele menino cheio de tatuagem e com cara de maconheiro não te merecia. Olha, pra ser sincera eu nunca gostei dele. Ele não é pra você! Onde se viu uma moça...
A fala da mãe é interrompida pelos gritos da menina: - Viu? eu sabia que você não iria entender. Você é uma desalmada e não entende nada de amor.
- Como assim filha? Claro que eu entendo de amor, ou você se esqueceu de que eu namorei, noivei e casei com o seu pai?
- Mas você vive a falar mal do papai, coitado!
- Não filha, é que ele como eu e você também tem defeitos. Mas isto não significa que eu não o ame. Um dia você vai entender isto.
- Não mãe, eu só amo o Marquinhos e nunca mais na vida vou amar ninguém. Eu quero o Marquinhos! E voltou a chorar desta vez escandalosamente!
A mãe sem saber muito o que dizer apenas abraçou a filha que pouco a pouco foi se acalmando em seus braços. Ela se lembrou de seus ex-namorados na adolescência e como cada um daqueles rapazes pareciam ser os seus últimos e derradeiros amores. E como hoje, já mais velha e experiente graças a estes rompimentos, fez-se também mais forte e pronta para amar de verdade.
- Mãe isto um dia passa?
- Passa sim, filha, e como passa. Confie em mim.
E assim naquela tarde fria as duas ficaram abraçadas sabendo que a dor vivida um dia passa.   

segunda-feira, 3 de junho de 2013

EGOÍSTAS



EGOÍSTAS

Suely Pavan Zanella

Os egoístas não sabem conversar; só falam de si próprios!"Amos Alcott


- Dá para você sair por um instante do seu EU?
É a pergunta que todos os bonzinhos e empáticos da face da Terra vivem fazendo para o egoísta. Um egoísta nem sequer é capaz de entender o teor desta pergunta de tão inflado que está dentro do seu próprio EU, EU, EU. Pronome, aliás, que vive a repetir principalmente diante da dor alheia, que ele é incapaz de entender. O egoísta só entende das suas próprias necessidades e desejos.
Se não formos egoístas é fácil observar numa relação quem é o egoísta. O bonzinho e empático normalmente será o sobrecarregado, enquanto o egoísta estará usufruindo de si mesmo. O outro sempre terá que lhe dizer, por exemplo, o que deve ser feito, pois ele nunca perceberá. Em suas atitudes ele sempre se encosta ao outro e não percebe o cansaço da sobrecarga. É o empático quem tem que pensar em tudo. Enquanto o egoísta nada decide, e quando o faz visa apenas o seu próprio deleite.
EU estou cansado. EU sou um injustiçado. EU preciso disto e daquilo. EU estou a fim de assistir a este filme. EU quero comer pipoca. EU,EU,EU!
Crianças até os três anos de idade agem desta forma, porém os egoístas adultos pararam neste estágio.
Até quando dão um presente são assim. Se o outro (o pobre do outro) fizer aniversário, por exemplo, o presente será dado conforme o gosto do egoísta, e ai se o outro não gostar do presente. Ele ficará triste ou bravo. Como alguém pode ousar não gostar daquilo que ELE deu? Se além de egoísta tiver o hábito de se vitimizar ainda tentará fazer o outro sentir-se mal. Afinal como não gostar de algo dado pelo EU,EU, EU?
O egoísta, por se egoísta não respeita o seu próximo.
Para o egoísta o mundo e todos os planetas giram em torno dele mesmo e por esta razão ele é incapaz de conversar, manter um diálogo. Na comunicação incomunicável ele poderá ser aquele que complica apenas para se enaltecer, ou até falar em outro idioma para se valorizar ainda mais.
É através da conversa que somos ou não capazes de entender o outro. E um egoísta é incapaz de fazê-lo. Mesmo quando parece fazer ele não ouve, já que está preocupado apenas com seus próprios pensamentos.
Nas relações é sempre o bonzinho que se cansa de um egoísta, jamais o contrário. Um dia o bonzinho acorda e diz CHEGA para o egoísta, palavra, que ele não tem condições de entender. O egoísta, por não ser empático, ou seja, capaz de se colocar no lugar o outro, não entende os limites alheios e normalmente os extrapola com suas explicações complicadas, pelo hábito de não saber ouvir e incapacidade de perceber o que está ao seu redor, centrando-se apenas em si mesmo.
É inútil tentar conversar com um egoísta. Sua conversa girará sobre o tema preferido em sua vida: O seu majestoso EU. Ele nasceu para ser compreendido e jamais compreender.