segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COMO NÃO CRIAR UM TIRANO (A)



COMO NÃO CRIAR UM TIRANO (A)

Suely Pavan Zanella
Tenho observado uns pais por aí, que ai meu Deus do céu, me dão medo, pra não dizer pavor. Fico imaginando o que serão destas crianças no futuro.  
Não sou ingênua de acreditar que as únicas influências na vida de uma criança sejam seus pais, afinal hoje há muitas: professores, amigos, TV, internet, outras crianças, a sociedade cada vez mais permissiva. Apesar disto sei como profissional, que até os sete anos a personalidade de uma pessoa se forma, e disto depende basicamente a educação que os pequenos recebem de seus pais.
Há pais folgados e sem a menor estrutura psicológica que estão criando os filhos como se fossem cachorros no quintal: alimentam, dão água, banho e broncas de vez em quando. Crianças não são animais, elas precisam de educação.
Sei que os pais irresponsáveis nem sequer lerão este texto, ou, se lê-lo vão achar bobagem. Pois até a leitura, o aprendizado dá um trabalho enorme, coisa que eles não querem ter.
Então, se você tem filhos até sete anos de idade, preste atenção a estes lembretes educacionais:
1)   Evite gritarias: Crianças não aprendem aos berros. Se você foi criado na base do grito reveja urgentemente os seus conceitos. Pais que gritam entre si na frente das crianças, chutam, quebram objetos ou se agridem, deveriam ser processados. As crianças pequenas aprendem através daquilo que veem. Também não chame a atenção dos seus pequenos na base da gritaria. Um dia quando você for idoso eles poderão fazer o mesmo com você;
2)   Estabeleça horários: Os limites para as crianças pequenas se dão na base dos horários principalmente. É preciso ter horário para comer e dormir (básico). Criança não come a hora que quer. Se você tem preguiça de acordar cedo, não tenha filhos. Crianças que não tem horário para nada ficam perdidas e com sérios problemas alimentares e de crescimento. Só um médico muito ruim entupira o seu filho (a) com remédios para abrir o apetite e não procurará saber os horários de alimentação da criança que consistem em: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Está mais do que provado que crianças sem horário têm a sensação de abandono, pois não são devidamente cuidadas. Os pais folgados e irresponsáveis são campões em respeitar apenas as suas necessidades, esquecendo-se ou negligenciando as demandas da criança pequena. Vão à praia à onze da manhã, pois gostam de acordar tarde, por exemplo. Esquecem que as crianças tomam sol apenas até às 10:00 e após às 16:00;
3)  Chamar a atenção da criança: Há pais que nunca chamam a atenção de forma correta de seus filhos, e colocam comerciantes, familiares, motoristas de taxi, e outras numa verdadeira saia justa. Certa vez peguei um taxi e vi que o vidro do carro não fechava. O motorista muito sem graça me contou que uma mãe e um menino de mais ou menos 6 anos haviam sentado naquele banco. O menino além de comer pão no táxi sem guardanapo ainda quebrou o vidro do carro de tanto que mexeu no mesmo, a mãe, segundo ele, nem ligou.
Para não ter trabalho alguns pais não se posicionam perante a má educação de seus filhos e permitem que eles: façam birras; agridam outras crianças e até adultos; tenham um comportamento horrível à mesa e transgridam normas na casa dos outros.
Crianças assim são a cópia de seus pais: Querem fazer tudo o que querem e na hora que querem. E os outros que se danem!    
4)  Ensine com o exemplo: Seus filhos pequenos são a cópia exata de quem você é. Comece a olhar para eles como se fossem um espelho de si mesmo, tanto faz se você é pai ou mãe. Se forem mimados e indisciplinados isto significa que na sua prática como pai ou mãe você também o é!
Enxergue o seu filho como uma pessoa em formação, uma pessoinha como costumo dizer, e é de sua responsabilidade contribuir de forma positiva para a sua formação. Isto é indelegável.
Se você não planejou ter filhos, lembre-se que eles estão ai à sua frente para receber educação, tarefa sagrada na formação da humanidade. Se você planejou, a experiência mostra que isto não muda nada quando os pais são irresponsáveis. Muita gente quer filhos apenas para fazer companhia, chantagear o conjugue ou dizer que é pai ou mãe.
Então tanto faz, se filhos são ou não planejados. Eles precisam de seu tempo, seus limites e seu amor.  
A vida de umas pessoas sem filhos é totalmente diferente daquelas que os têm. É sair do papel de filho (a) e entrar no papel de mãe ou pai.   
Pais que vivem dizendo “eu preciso sair”, “eu estou cansado”, são egoístas e a meu ver deveriam ser interditados. Infelizmente a justiça brasileira ainda prioriza muito mais a biologia do que a condição psicológica para formar uma pessoa.
Filhos são para sempre, se você não percebeu isto e seu filho tem até sete anos, colherá amargos frutos quando as crianças precisarem estudar e caberá a você a tarefa de acompanhar seus estudos.  
Quer salvar o planeta?
Eduque seus filhos!