terça-feira, 11 de março de 2014

O LADO B...DAS PESSOAS



O LADO B...DAS PESSOAS


Suely Pavan Zanella
Indignada leio a revista Veja cuja capa estampa o massacre do Carandiru, ocorrido no dia 02 de outubro de 1992. Ao meu lado está uma amiga (hoje é ex) que diz: Bem feito, tiveram o que mereciam!
Fico chocada com o comentário dela, jamais imaginaria que ela pensasse daquele jeito. Ela se especializou em astrologia, tarô, é “natureba” e vive a repetir mantras. Como pode pensar deste jeito?
É 1992, e nesta época não existia Internet, ou seja, antes dela ficávamos chocados com este tipo de comentário isolado e que revelava um lado sombrio das pessoas, um lado vingativo e raivoso, e que acredita na justiça feita com as própria mãos, mesmo quando é dirigida a pessoas que estão presas em função dos crimes que cometeram.  
Hoje com o advento da Internet e principalmente das redes sociais a coisa assusta e muito. São comentários e mais comentários maldosos que são lidos a todo tempo. Às vezes acredito que o brasileiro é um povo mau, e que só estava carente de um veículo para manifestar toda a sua maldade. Torce contra o país, não reivindica nada e se identifica com os violentos, apesar de reclamar da violência constantemente. E usa de maneira trágica as redes sociais para mostrar este lado doentio, seu lado B.
Na semana passada fiquei mais chocada ainda ao ler comentários no Twitter sobre a morte cruel de um jornalista por três menores. Um deles era seu namorado e vai completar 18 anos em poucos meses. Ao invés de se chocarem com o brutal crime, muita gente (a grande maioria) preocupou-se apenas com o fato do jornalista namorar um menor, e o chamaram a torto e a direito de pedófilo. Justificaram o crime escrevendo: Pedófilo tem que morrer!
Esqueceram-se inclusive da lei que diz que é crime manter relações sexuais com menores de 14 anos. O rapaz, namorado do jornalista, tinha 17. Este fato foi simplesmente deletado da mente de muitos que comentavam o ocorrido. Eu mesma passei o link da lei, mas quem estava interessado?
Já notei que aqueles que se entregam ao lado B estão também pouco se linchando para as leis do país, e são favoráveis aos linchamentos ao invés da lei, por exemplo. Se nossas leis são falhas, e acho que são, deveriam ser mudadas através de nossos esforços e reivindicações. Mas quantas pessoas vocês já viram irem às ruas exigindo leis mais duras, melhores presídios, e menos corrupção nas esferas judiciárias e policiais?
Eu nunca vi. Mas ao contrário parece que os brasileiros regozijam-se e têm apoiadores em seu lado B, ou lado sombrio como diria Jung.
Agora tem gente batalhando pela volta do regime militar no Brasil, como se nunca tivéssemos vivido esta triste história. Acho que todos têm o direito de não gostar da presidenta que temos, mas querer que ela saia e que os militares tomem o poder é no mínimo insano.
É importante salientar que apenas se entrega ao lado B quem não pensa, quem não conta até cinco antes de tomar uma decisão. Entregar-se ao nosso lado sombrio é sempre muito arriscado, mesmo que aparentemente estas pessoas se julguem protegidas por um veículo chamado Internet. Elas se esquecem de que estão reforçando que o lado B de outras pessoas venha à palco e o monstro, ao invés do gigante, ganhe poder. E isto é um verdadeiro perigo.
Todos têm o seu lado sombrio, e é importante, que saibamos qual é, para não sucumbirmos a ele e desta forma não mais conseguirmos sair dele. Sentir raiva é diferente, por exemplo, de entrega-se a ela. Jornalistas, por exemplo, deveriam ter mais cuidado com o que falam e escrevem. Suas atitudes públicas podem conectar-se com mentes doentias, entregues ao lado sombrio de sua personalidade, tais como justiceiros, ou melhor, vingadores de qualquer espécie.