terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Homens Gentis

Homens Gentis

Suely Pavan Zanella
A repercussão nas Redes Sociais do tratamento dispensado por Obama à sua esposa Michelle em comparação ao de Trump junto à Melania, mostrou que as mulheres gostam mesmo é de homens gentis, educados e cavalheiros. E que homens também gostam de assim ser.
E gentileza, educação e cavalheirismo têm a ver com pequenos gestos como se pode ver nas fotos e vídeos existentes. Um abrir de portas, caminhos e colocar a mão para guiar passos. Além, é claro, de olhares cuidadosos. E uma interessante inclinação corporal de Obama em direção sempre à Michele, típica das pessoas que têm interesse real em outra. Este último gesto que vi em alguns filmes e que foi pouco comentado, para mim que sou psicóloga, foi um dos mais significativos, pois raramente pode ser falseado, já que é espontâneo.
Ou seja, é muito fácil perceber se um homem está ou não interessado em uma mulher. Até em alguns espécimes do sexo masculino em relação à fêmea este gesto de interesse genuíno é visto.
Como disse certa vez uma moça: Sabemos abrir e fechar a porta do carro, mas é muito bom quando um homem espontaneamente faz isso por nós.
Podemos ser independentes, feministas, e mesmo assim apreciarmos as gentilezas masculinas. As coisas não são incompatíveis. Mulher gosta, pelo menos a maioria, de ser bem tratada. E reclama muito também da grosseria de alguns machos.
Óbvio que há exceções! Algumas mulheres julgam atos gentis, cavalheiros e educados como mera objetificação e entendem estes gestos como algo assim: Ele só quer ser meu dono!  
Particularmente acho que isso é um viés de pensamento e também de ação.
Por várias vezes supervisionei trabalhos de alunos que estavam trabalhando com o universo feminino atual, e não foram raras as cenas em que as mulheres dramatizavam as seguintes situações:
- Um rapaz se oferece para ir busca a participante do curso em sua casa, e ela na cena diz: Eu tenho carro, não preciso que ninguém me pegue em casa.          
Como no Psicodrama (metodologia de ação) trabalhamos com diferentes técnicas, sendo uma delas a inversão de papéis, minha supervisionanda verifica que ao se colocar no lugar do rapaz, e só desta forma, a moça percebe sua grosseria. E obviamente depois se descobrem através de uma investigação diagnóstica as razões que fazem a moça que reclama de solidão dar uma resposta tão estereotipada quando esta. Percebe-se que é ela que generaliza os homens, e por assim pensar trata este da mesma forma. E o mais interessante, e graças à sessão com o método psicodramático, é que ela também percebe isso.
- Outra participante, em outra cena de outro curso, ao ir jantar com um rapaz e ao vê-lo tentar pagar a conta faz o seguinte: Tira todos os cartões da bolsa, e os espalha pela mesa e diz: Eu tenho dinheiro, portanto, sou plenamente capaz de pagar a minha parte!
Essa infelizmente, durante a inversão de papéis, não conseguiu colocar-se no lugar do rapaz. E só percebeu o motivo real de sua solidão ao final do curso.

Da minha parte acredito piamente que mulheres gostam de ser bem tratadas e conquistadas sempre. Minha experiência e pesquisas com o Universo Feminino desde 1998 prova isso. O mitólogo Joseph Campbell vai mais longe e diz que mulheres precisam ser reverenciadas. E talvez este seja o principal diferencial de Obama junto à sua esposa, diferentemente de Trump que tratou a esposa como uma espécie de assessório ou ornamento.