terça-feira, 17 de março de 2015

CONVERSE COM ELE (ELA). SERÁ?




CONVERSE COM ELE (ELA). SERÁ?

Suely Pavan Zanella

“Mas, você já conversou com ele (ela)?” É uma frase recorrente e que escutamos como remédio para as mais diversas situações. Há certa verdade nela, afinal os seres humanos resolvem os seus embates conversando ou dialogando. Há até um ditado que diz: Conversando a gente se entende.

Porém, para que o diálogo seja possível é necessário portas-abertas, já que nenhum de nós consegue dialogar com uma parede ou um pedaço de melancia. E, não é á toa também, que tanta gente prefira os animais aos humanos, eles não dialogam, e aconteça o que acontecer sempre estarão por lá. Com gente não é assim!

Há aqueles que querem saber, mas não estão disponíveis para ouvir. E há outros que nem ouvir querem. Não existe órgão mais seletivo do que os ouvidos. Quando alguém não quer ouvir provoca ruídos ou apenas se distrai com eles. Estes ruídos podem ser advindos de barulhos externos ou da própria cabeça. Mas não importa, quando assim agimos não queremos mesmo é ouvir o outro. E para que o dialogo efetivo ocorra os ouvidos devem estar alertas, atentos e muito dispostos. Ouvir, alguém já disse, pressupõe não julgamentos. Se acredito, por exemplo, que da boca da outra pessoa advém só besteiras, nem sequer me predisponho a ouvir.

Dialogo, é a conversação entre duas ou mais pessoas, costuma-se dizer erroneamente que significa "dois", no entanto significa "passagem, movimento", assim, dialogo significa a troca de intervenientes, que podem ser dois ou mais.(01) Embora se desenvolva a partir de pontos de vista diferentes, o verdadeiro diálogo supõe um clima de boa vontade e compreensão recíproca (02).

Sem boa vontade, não se esqueça, não há dialogo possível, mesmo que você insista. E não é à toa também que em algumas situações da vida a figura dos mediadores é tão importante, pois facilitam o sempre delicado problema de comunicação, que é o principal problema da relação entre os humanos na esfera particular, e também dentro das empresas.

Minha sugestão é que antes de falar ou tentar conversar com uma pessoa você olhe para ela, e observe se ela tem mesmo o desejo de dialogar, e talvez acertar os pontos. Boa Sorte!

  1. Dicionário da Origem das Palavras- Orlando Neves
  2. Dicionário de Filosofia - Gérard Durozoi,André Roussel