segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ENTRE O ÍNTIMO E O PÚBLICO




ENTRE O ÍNTIMO E O PÚBLICO

Adolescente nordestina se mata após vídeo íntimo vazar na internet

 


Suely Pavan Zanella
Se há uma coisa que a garotada precisa aprender é a diferença entre aquilo que é íntimo ou particular, e aquilo que é público ou de todos.
A internet e principalmente as redes sociais favoreceram algo até bem pouco tempo impossível de se concretizar: O exibicionismo através da imagem. Fotografam-se e filmam-se todo e qualquer tipo de coisa, e depois fatalmente, é óbvio, alguém por amor ou por vingança divulgue na rede. E aí aquele momento particular se torna público, e como tal alvo do julgamento de todos.
Hoje, todos opinam sobre tudo, até e principalmente sobre aquilo que não conhecem.
Investir na imagem é um grande negócio numa época em que o espetáculo vale mais do que o evento em si. É gente fotografando o que come e depois postando nas redes sociais. Outros opinam sobre política, mesmo sem entender uma vírgula do que falam. Mentiras e mais mentiras são compartilhadas. E uma coisa que já percebi: Quanto mais mentiroso e sem fundamento é, por exemplo, um post, mais divulgado ele o é. A burrice se espalha numa velocidade impressionante. Ninguém pesquisa ou se aprofunda naquilo que lê ou vê.  O que vale é o espetáculo na forma escrita ou visual.
Imagine então quando o assunto é sexo, um dos maiores tabus do ser humano, apesar de travestido aqui no Brasil como liberdade?
Ai, ai, ai, ui, ui, ui!
Dá medo só de pensar, e imaginar que alguém se permite ser filmado ou filmada chega a dar arrepios. É muito ingenuidade, e por trás dela um comportamento aparentemente normal: O exibicionismo!
Brigas são apenas filmadas nas portas das escolas, imaginou sexo com alguém que pouco se conhece ou se confia? Só pode dar em tragédia mesmo.
Antigamente namorados, principalmente homens, após a ruptura amorosa, se davam ao direito de espalhar pela rede seus vídeos íntimos. E o mais interessante e cruel nestes casos é que somente as mulheres eram julgadas, jamais seus algozes. Mesmo com novas leis, a vida de uma mulher já foi totalmente devastada com estes vídeos. Há mulheres que tiveram que mudar até de cidade enquanto seus algozes continuam por aí livres e soltos. Portanto, é melhor não confiar em ninguém, ou ser esperta, ou seja, guardar apenas consigo qualquer imagem feita em uma relação íntima.
Hoje em dia qualquer transa eventual, também pode ser filmada. E se já há esta intenção é preciso ficar atenta, meninas não devem confiar em qualquer um, e precisam ser alertadas nas escolas e em suas casas sobre isto. A ingenuidade e a confiança cega e quem mal se conhece deve ser evitada a todo custo. Infelizmente, e ainda hoje são apenas as mulheres que perdem com isto, há um julgamento absurdo sobre elas. Ainda hoje, elas, são julgadas como bruxas na época de inquisição! A verdade é esta, doa a quem doer.
Portanto, o que é íntimo, deve ficar no espaço do íntimo, salvo quando os envolvidos na relação não se importam se isto um dia for parar no espaço público, através das redes sociais. Sem este consentimento explicitado não há como não sofrer e até morrer.
Atrás de tudo isto há um preconceito, que o tempo não cura, apesar de toda a mensagem mentirosa que lemos todos os dias na mídia: Mulheres são sim, julgadas por sua sexualidade. Ainda se espera que um homem curta tudo, com todas e de qualquer forma, e para elas ainda resta ser queimada na fogueira deste medíocre modo de pensar arraigado.
O sexo assusta mais do que nunca, e por esta razão alguns se julgam no direito de colocar vídeos e fotos para o regozijo daqueles que lidam extremamente mal com ele. E que expressam nas redes sociais todo o seu preconceito. Homens pequenos e que só se sentem grandes quando expõem suas parceiras. Homens que precisam das mulheres para transar, mas são incapazes de entender a sexualidade feminina.
Minha proposta com este texto não é o recato, mas sim o cuidado em não transformar o íntimo em público.
O melhor é não permitir nenhuma filmagem, e se o fizer cubra o rosto. E se isto não resolver vá a uma delegacia e denuncie este homem voraz por exposição não consentida. Só um ser criminoso transforma algo pessoal em público, e só por este motivo, deve ter grandes problemas sexuais. Tem gente que ainda confunde performance sexual com sexo, mas são coisas muito diferentes.
Esta exacerbação da sociedade à respeito do sexo, faz com que jovens morram sem saber direito o que é ele de verdade.