segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CIÚMES ENTRE IRMÃOS



CIÚMES ENTRE IRMÃOS

Suely Pavan Zanella

Na década de 90 eu trabalhava no Grupo Abril e fiz um curso com o psiquiatra Paulo Gaudêncio chamado Papel Gerencial. Era um curso de vários dias e em função disto não consegui participar da turma que estava inscrita, que era uma das primeiras.
Às vezes a vida nos reserva boas surpresas, pois ao participar da última turma nosso curso transformou-se em algo muito íntimo e pessoal, uma espécie de psicoterapia em grupo!
Numa destas sessões( Sim, foram sessões e não aulas!)o tema era traição, e uma das participantes contou uma história inesquecível.
Disse que na época em que teve a sua segunda filha a mais velha começou a ter muitos ciúmes, e ela como boa mãe dizia à filha:
- Você precisa gostar da sua irmãzinha!
Mas a menina continuava a não gostar da bebezinha e começou a apresentar também problemas escolares.
A participante do curso foi à escola conversar com a diretora e contou que sempre incentivava a filha a gostar da irmã menor.  
E foi aí que a sapiência da diretora entrou em ação. Ela disse o seguinte à esta mãe:
-Imagine que seu marido um dia chegue em casa e lhe diga o: “Amanhã eu trarei uma moça muito legal para ficar aqui em casa. Ela usará as tuas roupas, dormirá em nossa cama e dividira o espaço que hoje é só meu e seu conosco. E o mais importante: Goste dela e não sinta ciúmes!”
Após ouvir a história da diretora a participante do curso mudou de postura. Concluiu que ninguém precisa gostar de seu irmão e não sentir ciúmes. Isto é até antinatural! O importante é respeitá-lo e não maltrata-lo.
Crianças pequenas quando recebem em suas casas um irmão sentem ciúmes. Obrigá-las a amar este ser invasor (na percepção delas) é gerar cada vez mais raiva. Já que elas não têm a capacidade de entendimento.
Muito adultos também não a têm. E talvez a melhor lição que podemos aprender com isto é: Apesar de sermos todos irmãos, enquanto espécie humana, não precisamos gostar um dos outros, mas sempre deveremos respeitar as pessoas. E talvez esta seja a melhor forma de amar alguém!