terça-feira, 2 de dezembro de 2014

AS MENINAS SE BEIJANDO NO VÍDEO



AS MENINAS SE BEIJANDO NO VÍDEO
Suely Pavan Zanella



Um vídeo foi compartilhado mais de 25.000 vezes no Facebook, e mais de 300.000 no Youtube. Nele meninas adolescentes se beijam no banheiro de um colégio (dizem que é o Pedro II). O que me chamou a atenção, e por este motivo escrevo este texto, é que as pessoas compartilham um vídeo que expõe menores, mas o fazem com a intenção de alertar os pais, ou mostrar a decadência da sociedade atual. Mas compartilham o vídeo!
E isso a princípio me parece contraditório. Pra que vou compartilhar algo que considero ruim, ou nocivo ou imoral?
Além do mais, até onde eu sei, fotos e vídeos de menores neste tipo de situação tem um desfocamento da imagem, coisa que com este vídeo não ocorria.
Pelo que pesquisei a ideia de fazer o vídeo partiu de uma das meninas que gosta de ser diferente e chamar a atenção desta forma, tanto que já foi expulsa de outros colégios. Não sei se esta história é verídica.
Também não sei precisar a idade das meninas, elas me parecem bem jovens, lá pela casa dos 13 ou 14 anos.
Meninas como todos sabem, são mais afetivas com outras meninas. Dizem eu te amo; andam de mãos dadas; dormem juntas; e algumas se beijam sim e até tem uma proximidade sexual. Isso pode causar horror em muita gente, mas acontece. E não significa também que sejam lésbicas, apenas estão se descobrindo. Hoje com a Internet e a mania de filmar tudo, isso se torna público, quando cai nas mãos erradas ou mesmo quando alguém quer aparecer a todo o custo, como fazem, aliás, muitas artistas da TV. O negócio hoje é se mostrar, se exibir. E adolescentes têm feito isso direto. E tornam-se muitas e muitas vezes alvo de pedófilos, e de comentários jocosos. Meninas, principalmente, são quase sempre ofendidas quando divulgam vídeos íntimos.
Acredito que os pais devam estar alertas sempre, principalmente nos tempos das redes sociais. É ingenuidade e até burrice acreditar que a filha ou o filho adolescente seja um santo. E já vi pai e mãe ficar chocados quando se depararam com os filhos em determinadas situações: bêbados, se esfregando em todo mundo em festas, ou através de vídeos, como o das meninas.
Há pais mais espertos e que já pegaram uma foto da filha de 14 anos de biquíni, por exemplo, e pediram para que ela excluísse a publicação,  avisando dos riscos. Mas, infelizmente a maioria dos pais e das escolas não é assim. Aliás, há pouco trabalho preventivo neste aspecto. Confiar que os valores passados em casa perdurarão nas redes sociais e em outros locais, ou ainda comparar com o tempo em que era adolescentes, não dá certo. Pais e escolas têm que lembrar que hoje crianças e jovens sofrem diferentes influências e, portanto, valores. Nem tudo que é ensinado em casa por pais e mães zelosos, aqueles que têm tempo de sobra para verificar comportamentos, acontece em outros ambientes.
O melhor sempre é buscar orientação adequada, além de antenar-se com os novos tempos. A negação tem trazido a tona comportamentos extremamente exibicionistas e narcisistas. Este é o cuidado, e esse também é o foco principal.
Qual a necessidade que se tem de exibir-se tanto assim?
Ninguém quer tocar na ferida daqueles que têm uma necessidade quase doentia de mostrar-se, mas sim de culpar o outro, o voyeur , aquele que assiste desejosamente vídeos deste tipo. A meu ver ambos precisam de tratamento. O primeiro porque não consegue conectar-se com seus desejos sem mostrar-se, como se precisasse de autorização. E o segundo, porque não tem plenitude suficiente para realizar-se.
Atrás de todo o exibicionista esconde-se um tímido, que raramente é bom de cama, seu prazer é apenas o de mostrar-se. É muita performance, pra pouco desempenho. Pena que estes adolescentes não tenham estas noções básicas de psicologia. E as escolas refutem com toda a força palestras deste tipo.