sexta-feira, 6 de agosto de 2010

“PROS PAPIS”(*) Suely Pavan
Passa ano, vem ano, e o texto que escrevo sobre o “Dia dos Pais”, às vezes é irreverente, às vezes é doce, porém a crença que tenho continua a mesma: Pais são essenciais!
Talvez, não mais os pais biológicos, afinal as famílias e suas configurações atuais mudaram e muito. Não dá para acreditar apenas no jeito tradicional de “ser pai”, aquele biológico. Hoje as mulheres conquistaram espaço e visibilidade na sociedade e talvez na época em que conheceram os pais de seus filhos, nem sequer pensaram neste homem e de sua importância quando o assunto é amor. Sim, amor. Um bom pai é aquele que ensina aos filhos a função do amor. Ele ama a mãe, em primeiro lugar. E nesta relação de respeito, amor e carinho, é que os filhos vão pouco a pouco internalizando esta forma de amor, muito diferente do amor de mãe. Amor de pai tem algo de vital, não é condicional como o da mãe. O pai quando ama o faz de forma diferente. Confesso que consigo claramente ver a diferença, mas é quase impossível explicá-la por palavras. Talvez este amor se traduza numa única palavra: Ação!
Pai traz um pouco do mundo externo, da realidade, para o contexto do filho, quando é um bom pai é claro!
É um amor mais exigente, que impõe limites, e que nem sempre tudo aceita. Se antigamente os pais tinham o seu papel de provedor garantido, e apenas “davam” aos filhos o carinho através de presentes, a gente sabe que hoje a coisa é muito diferente. Não dá para entulhar os filhos de “coisas”, se não se for companheiro de verdade, para os bons e maus momentos.
E cheguei a outra conclusão também: pais pode ser qualquer homem que tenha uma boa e amorosa figura masculina. Muitas vezes, como disse antes, a mãe ao ter um bebê, talvez por juventude e inexperiência, não tenha pensado neste importante papel. Aí, acaba por se separar do pai biológico, e poderá encontrar em outras figuras masculinas (o próprio pai, um novo amor, um professor, um irmão) alguém que represente o pai, mesmo que não o seja no sentido genético, mas no psicológico e espiritual. “Pai é aquele que cria”, já diz o ditado. Pai é aquele que se faz presente, e não tem medo de assumir esta responsabilidade. Muitos filhos hoje são abandonados por seus pais e a tarefa da educação fica somente delegada à mãe, que jamais poderá ser “pãe” (pai e mãe ao mesmo tempo), mas esta mulher poderá pensar em quais figuras positivas ela poderá encontrar por seu caminho para de certa forma substituir esta figura do passado, que nem sempre se faz presente. Bons pais, eu garanto existem em todos os lugares. Bons pais natos são figuras masculinas gostosas de ver. Eles assumem a paternidade (mesmo que nem sequer saibam disto) através dos bons exemplos que são para as crianças e adolescentes. E no contato com eles, estes seres especiais, há uma rematrização da figura paterna. Este homem, o bom mentor, abre a vida de alguém para o novo. Através dele o amor se redefine. Se uma mulher, por exemplo, foi vítima de maus tratos físicos e psicológicos, este novo homem poderá fazer a diferença no que se refere ao amor. Ele antes de tudo respeita e ama a mulher, e só por este motivo, já representa um grande diferencial.
Um pai é aquele que não se acomoda dizendo “eu não sou o pai”, ele age como tal, e desta forma dá segurança ao filho. Aliás, ele nem precisa dizer isto, pois é automaticamente reconhecido pelo filho.
Pai é fundamental, assim como os homens o são. Talvez os “papis” que eu me refira aqui sejam exatamente isto: Bons homens. Buscadores não de terras ou conquistas sangrentas, mas de si mesmos. O novo homem se traduz nesta constante busca, ele quer rever seu papel no mundo, e trazer o melhor de si para todo o mundo. Bons pais são utópicos por natureza, acreditam num mundo melhor para todos os filhos do mundo todo. Filhos que um dia também serão pais de alguém, tanto pela simples biologia, como pelo exemplo que podem deixar em nossas vidas.
“Pros papis” de plantão e que representam uma nova forma de ser neste mundo, deixo aqui meu recado de gratidão.
(*) Este texto poderá ser utilizado em outros veículos desde que se mantenha a autoria e a forma de contato www.pavandesenvolvimento.com.br