segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NINGUÉM MERECE


-->
NINGUÉM MERECE
Por mais que amemos nossos filhos, há coisas que eles fazem que “nenhuma mãe merece”!
Embora o diálogo seja apregoado aos quatro ventos como o salvador de todas as relações. É impossível dialogar com um filho (a) que simplesmente não quer dialogar, e quer apenas fazer o que lhe der na cabeça. Filhos que são incapazes de seguir regras. Filhos respondões e filhos ingratos. Que se negam a entender o sacrifício que os sais pais muitas vezes fazem para que eles se divirtam, estudem etc.
Há filhos ingratos, sim!
Assista a novela “Caminho das Índias” e você verá um belo exemplo do que escrevo nestas bandas. É a personagem Julinha, que é filha da Sílvia. Ela como a maioria dos adolescentes e jovens atuais não sabe esperar. E por não sabê-lo se mete em confusões. Pois quer tudo pra já, pra agora! O resto que se dane inclusive as leis. Estes jovens fazem parte da geração microondas, na qual tudo fica pronto rapidinho. É como em casa, descongela no micro e está pronto. Pura mentira!
A vida lembra mais a comida sendo preparada no fogão. É preciso temperar, esperar e esperar cozinhar, e só depois comer. Talvez este exemplo, relacionado ao tempo de cozimento dos alimentos, seja o melhor exemplo que possamos dar aos nossos filhos impacientes: DEIXE-O ESPERAR!
Ele ficará angustiado, prometerá “resolver as coisas ao seu modo”, se meterá em encrencas que terá que assumir tal como a Julinha da novela. Enfim, ele se frustrará. E frustração faz parte da vida
Se o sei problema é culpa. Compre um garfo, puna-se, ou até se pregue numa cruz. Mas faça um bem ao seu filho (a): Ensine-o que a vida é um processo. E tudo que é bom, demora um tempo para ficar pronto. Inclusive mães e filhos.
Por: Suely Pavan