segunda-feira, 13 de outubro de 2014

E A CAIXA DE PANDORA SE ABRIU



E A CAIXA DE PANDORA SE ABRIU
Suely Pavan Zanella

As eleições no Brasil trouxeram algo que até o momento eu não havia ao longo de minha vida presenciado de forma tão contundente: O ódio dos brasileiros e o absurdo preconceito que há entre os próprios brasileiros.
Gente amiga que eu não imaginava ser tão preconceituosa e odiosa com seus semelhantes mostrou a sua cara. Foi como se tudo estivesse escondido guardado a sete chaves, e de repente se manifestasse.
O mesmo fenômeno aconteceu comigo à época do massacre do Carandiru, em que presos já na cadeia e portanto, julgados foram assassinados friamente. Naquela época eu me lembro de ter ficado chocada com alguns “amigos” que apoiaram o massacre dizendo: tem que morrer mesmo.
Estas pessoas “amigas”, é preciso salientar, eram da área de Recursos Humanos, esotéricas e praticantes de yoga. E seu discurso sempre exalava paz. Óbvio que eu não estou generalizando aqui, mas apenas relatando o que aconteceu comigo.
À época eu fiquei em choque e o mesmo ocorre hoje na época das eleições, com discursos explosivos de limpeza, principalmente quanto a todos aqueles que foram beneficiados com programas sociais do governo PT. Ódio contra nordestinos, e desejo de dividir o país. Além de elegerem pessoas homofóbicas e que vivem em seus discursos promulgando a anormalidade da homossexualidade. E o pior, um monte de gente elegendo ou se associando a pessoas deste tipo e com este pensamento que além de retrógrado é altamente perigoso.
Há uma guerra também ocorrendo de forma suja e, portanto perigosa quanto à qualidade das notícias. Grande parte delas se apoia não em fatos, mas com um desejo mórbido de eleger este ou aquele candidato. Pessoas são julgadas e punidas antes mesmo de terem direito à defesa. Gente presa é considerada “gente confiável” para este tipo de mídia. Pseudo vazamentos de informação sem a menor prova são constantemente retuitados ou compartilhados por pessoas que mantém este discurso odioso em pauta. Ninguém se aprofunda e só promulga a mentira e a desinformação.
Claro que ninguém é obrigada a gostar do PT. Mas a falta de argumentação lógica e inteligente é preocupante. E desta forma se divulgam mais e mais desinformações, além de palavras jocosas contra a atual presidente da república. A chamaram de gorda, leitoa, além de fotos editadas mostrando um ânus no local da boca de Dilma. Um total desrespeito! Nunca vi nada semelhante relacionado ao candidato Aécio Neves.
Enquanto escrevo este texto leio noo Facebook o seguinte comentário advindo de um palestrante: Tudo que fala mal da Dilma eu posto.Absolutamente tudo ,sou Macunaíma.
Esse comentário foi feito após outro participante comentar que o post referência não tinha link e questionava de forma educada a veracidade da informação.
Eu mesma já fui xingada e ofendida por diversas vezes, apenas porque voto e votarei em Dilma.   
Mentiras são espalhadas como água (se bem que água é um recurso escasso ao menos em SP) e nem sequer checadas. Há um ódio absurdo de muitas pessoas contra os pobres e sua visível melhoria de vida.
Acredito que cada um tenha o direito constitucional de votar em quem quiser e fazer militância digna e limpa por seu candidato. Mas basear-se em mentiras, em higienismo (Vamos limpar o Brasil!) é no mínimo preocupante. Estou chocada!
E a impressão que tenho é que a caixa de Pandora se abriu. O mito grego de Pandora (aquela que tem todos os dons) conta que ela foi enviada para Epimeteu (aquele vê tudo depois), irmão de Prometeu (aquele que vê antes). Epimeteu fora alertado por seu irmão a tomar cuidado com a moça, mas como ele viu tudo depois ficou encantado com a moça. Ela chegou trazendo uma caixa (não era necessariamente uma caixa, mas um jarro) fechada, um presente de casamento para Epimeteu.
Epimeteu pediu a Pandora que não abrisse a caixa, mas ela ficou curiosa para saber o que havia dentro , tal como as pessoas que divulgam toda e qualquer coisa nas redes sociais em função de sua curiosidade mórbida, e não apoiada em dados, fatos ou links.   
E Pandora abriu a caixa, e ao ver sair seu conteúdo repleto de desgraças para a humanidade, ela tentou fecha-la. Ao fechar, segundo algumas interpretações, restou somente a esperança. A esperança neste sentido pode ser entendida como algo que ilude, engana à respeito do futuro já que na realidade ninguém sabe como será de fato. Particularmente prefiro o termo grego Elpis, que significa expectativa, ao invés de esperança.  
Popularmente a caixa de Pandora, tem o significado de abrir os males em relação a algum fato/evento, tal como estamos agora vendo em reação às eleições presidenciais. A caixa de Pandora se abriu, e com ela mentiras foram amplificadas de forma midiática. Ainda bem que no tempo de Pandora não havia a mídia!