segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

COM AS PRÓPRIAS MÃOS



COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Suely Pavan Zanella



Faith Popcorn na abertura de seu livro O Relatório Pop Corn, que relatava as tendências do marketing para o ano 2000, dizia que haveria uma época em que viveríamos enclausurados em nossas casas, pois nas ruas haveria gente armada até o pescoço pronta para nos atacar com fuzis.
No decorrer do livro ela nos dá saídas baseadas em sua pesquisa sobre tendências do marketing. Lembro bem de uma delas que dizia o seguinte: Ser bom, será mais do que necessário, será essencial.
Faith foi considerada a Nostradamos do Marketing na época de seu livro brilhante. Infelizmente, porém, não seguimos suas tendências e muito menos prestamos a devida atenção àquilo que ela dizia. Os marketeiros, até sugaram as tendências mercadológicas, mas Faith fez muito mais do que isto: Ela deu diversas orientações de caráter social que foram ignoradas e hoje estamos vivendo uma época em que a lei de Talião, “olho por olho e dente por dente”, se faz cada vez mais presente.  Há uma tentativa de suplantar a justiça falha com algo muito parecido com a vingança. Onde não há leis, muita gente quer se tornar justiceiro, ou seria um vingador?
E muitos são aqueles que estimulam este comportamento vingativo. Fico imaginando o que vai acontecer se todos nós resolvermos nos vingar com as nossas próprias mãos!
Lutar de forma organizada e sem bandalheira por leis mais justas ninguém o faz. Já reparei que o movimento pela justiça e segurança da população é sempre fraco e com pouca adesão. Apesar da raiva contida da população, ela não é usada de forma nobre, ou seja, pedindo, ou melhor, exigindo que políticos as implantem. Até hoje, aliás, não li nada à respeito de modificação real das leis. Por exemplo, se alguém matar alguém deve ser preso para sempre e dependendo do caso sem direito à condicional. Regime fechado e ponto final.
Além da brandura das penas ainda há estas séries de recursos que podem ser usados pelos advogados dos bandidos. Quando fui assaltada o policial me disse que muitas vezes mal ele conseguia chegar à delegacia com o meliante na viatura que já estava de plantão o advogado do mesmo para soltá-lo. Deve ser desestimulante ser policial no Brasil!
Portanto, o sistema prisional deve ser revisto. Há muita gente presa desnecessariamente. A corrupção policial que ainda é grande deve acabar com medidas também rígidas e a tolerância deve ser zero para qualquer delito e duríssima para latrocínios, homicídios, estupros, etc. Sei que medidas assim não seriam bem vistas por muita gente. O banditismo ainda é visto como algo glamouroso. Muita gente que hoje é bandido, poderia não sê-lo, se opções tivessem sido dadas à época em que eles eram crianças. Mas hoje, ao contrário, o que se vê é gente jovem e rica aderindo à bandidagem.
Se isto não acontecer muita gente achará, erroneamente, que deverá fazer vingança (não é justiça) com as próprias mãos. Queimara ônibus, depredará patrimônios, e até linchará ou matará. Que estes também sejam exemplarmente punidos!
Sentir raiva e desejo de vingança é uma coisa, ceder animalescamente a ela, é outra bem diferente!