segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PSICOLOGIA: O QUE É, E O QUE NÃO É!


PSICOLOGIA: O QUE É, E O QUE NÃO É!


Suely Pavan Zanella
No dia em que a psicologia completa 50 anos no Brasil resolvi escrever um texto para focar o que é e aquilo que não é psicologia.
A motivação veio por perceber que nos últimos tempos muita gente parece psicólogo, mas não é. Estas pessoas atendem em clínicas como se fossem profissionais, mas não são. E já perdi a conta de pacientes (clientes) que foram ao meu consultório dizendo que já haviam feito psicoterapia e com o passar do tempo verifiquei que estas pessoas repetiam frases de autoajuda e usavam nestas pseudopsicoterapias práticas não aceitas pelo Conselho Federal de Psicologia, tais como florais, mantras, e inúmeras outras. Ou seja, quem se utiliza de práticas assim, não é psicólogo, e muito menos faz psicoterapia. São terapeutas.
Para se dizer psicólogo é preciso ter feito curso de psicologia, são cinco anos. E para ficar ainda mais preparado um psicólogo costuma fazer cursos de formação específica ou especializações tais como psicanálise (cinco anos) ou psicodrama (dois anos e meio a três), dentre outras linhas reconhecidas pelo nosso Conselho. Cada psicólogo após sua formação irá buscar, se assim desejar, a sua linha de atuação.
A psicologia não é autoajuda e muito menos trabalha com ferramentas esotéricas (cristais, mantras, etc.) ou religiosas. Aliás, a psicologia é laica, não segue esta ou aquela religião.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Não é uma ciência exata, como a matemática, por exemplo. Mas é uma ciência humana, e que se apoia em métodos científicos. Seres humanos são complexos, daí tantos anos de estudo e muita psicoterapia para em primeiro lugar entender a si mesmo.
Psicólogos também atuam no mercado profissional em diferentes frentes: Escolas, consultórios, empresas, no esporte, em hospitais, e muito mais.
Somos os especialistas em comportamento humano, da mesma forma que numa empresa, por exemplo, quem entende de informática são os profissionais de T.I. Nas empresas nossa atuação é diferenciada justamente por esta especialidade. Vejo palestrantes se auto-intitularem “especialistas em comportamento humano” sem jamais terem pisado numa faculdade de psicologia.
Você jamais verá um psicólogo repetindo frases de autoajuda por aí. Sabemos que a autoajuda pode ajudar alguns, porém, se um ser humano bate à porta de nosso consultório respeitamos a sua complexidade, e buscamos ajudá-lo através de nosso conhecimento aliado a métodos científicos.
A Psicologia de Botequim, texto que já escrevi, se apoia em achismos, ou opiniões pessoais. Psicólogos não são amigos. Nosso relacionamento com a clientela é profissional, embora sejamos empáticos, ou seja, sabemos nos colocar nos lugar dos outros. Fomos treinados durante anos e anos para ler: discrepâncias entre posturas e falas; leituras sobre a razão que nosso cliente naquela sessão trouxe determinado conteúdo e não outro; especialistas em leitura de contexto e temas; e respeitamos ao tempo de cada pessoa em assimilar seus conteúdos.
Não somos videntes!
Para nos assessorar nestas leituras de clientes (pacientes) estudamos Moreno (psicodrama  e que trabalha com a ação); Freud; Jung; Rogers; Lacan; Reich; Winnicott; Françoise Dolto; Aberastuty; Lowen; Maudi Mannoni; Melaine Klein; Helen Deutsch; Adler e muitos outros. Além de filosofia e mitologia.
Nossa leitura, como dizia um professor na faculdade é plástica, ou seja, artística. Seja no palco psicodramático ou na linguagem psicanalítica estamos a serviço de outro ser humano.
Sei que a psicologia foi se banalizando com o tempo, e muitos foram se apropriando indevidamente dela. Porém, é fundamental diferenciar o que é, daquilo que não é nem nunca foi psicologia.
Se você pretende, por exemplo, fazer psicoterapia, lembre-se de consultar um psicólogo de verdade!
Muita gente pode te prometer mundos e fundos, e tratamentos rápidos e mágicos. Lembre-se, porém, que a complexidade humana e suas dores não combinam com nenhum método (?) espetaculoso. E nesta área todo o cuidado é pouco.
PARABÉNS A TODOS OS PSICÓLOGOS DE VERDADE NESTE DIA!