segunda-feira, 2 de março de 2009

A FONTE DA JUVENTUDE

Li em algum lugar que a apresentadora Hebe Camargo pretendia comemorar no dia 08 de março os seus 80 anos no Castelo da Cinderela na Disney. Parece que não deu certo, e o aniversário será comemorado no Epcot. Porém, no Castelo da Cinderela ou no Epcot a ordem será a mesma: Todos deverão se comportar como crianças!

É por estas e outras que desde pequena eu admiro a Hebe. Ela é um exemplo a ser seguido, pois rompeu todas as barreiras do que “deveria ser”. Ela é (gostem os outros ou não) aquilo que é!



Usa jóias, mora sozinha numa casa majestosa, casou com quem quis, já confessou ter feito um aborto, e principalmente rompeu com todos os paradigmas daquilo que chamamos de velhice ou eufemisticamente terceira idade. A verdade é que com este jeitão todo a Hebe não tem idade, e é impossível enquadrá-la em qualquer categoria.

Quando li a notícia da festa de aniversário infelizmente li também uma série de comentários maldosos e preconceituosos sobre o conturbado tema: velhice.

Na cabeça de muita gente, e principalmente dos jovens, lugar de gente mais velha é em casa, e se for mulher cuidando dos netos e fazendo tricô!

Aparecer, ser festeira, dançar e cantar... isto é só pros jovens. Mesmo que para fazê-lo eles precisem da falsa alegria obtida através do uso exagerado de bebidas e outras drogas.

Sim, a Hebe bebe, mas nunca ouvi dizer que ela foi encontrada caída em alguma rave. Ela tem aquilo que chamo de loucura do bem, obtida através da alegria verdadeira e sem narcóticos.

Hebe, como poucos, sabe ser alegre. Percebe-se que a alegria dela vem lá de dentro mesmo. Ela também fica triste, e muitas vezes reivindica aquilo que acha justo. Enfim, Hebe é um ser humano inteiro, pois não doura a pílula quanto ao que sente

Coincidentemente ou não, na mitologia grega Hebe é a Deusa da Juventude, filha legítima de Hera e Zeus. Hebe gostava de dançar com as Musas e as Horas.

Talvez a fonte da juventude não esteja escondida em nenhum tratamento de beleza, lipoaspiração ou botox, mas sim em conservar dentro de si aquela criança que ainda se maravilha com a vida, e por assim ser tem esperança num mundo melhor e luta sem amargura por isto. Talvez também a sabedoria encontrada na juventude da idade mais avançada seja aprender a lidar com a dualidade da vida. É impossível estar sempre alegre, ou sempre triste. Os dois momentos percorrerão as nossas vidas.

Ser diferente e não seguir um padrão comportamental também requer coragem. Não é qualquer um que se assume tal como é. Que não se envergonha de querer viver e por isto vive mais tempo e de forma mais saudável que os outros. A Hebe certa vez confessou no programa da Marília Gabriela que nunca ficou doente. Para driblar a menopausa faz reposição hormonal e sente-se ótima e com muito tesão.

Ela tem mesmo um enorme tesão pela vida, o que lhe confere juventude, mesmo que uns e outros tenham preconceitos acirrados contra ela. Hebe continua a sua vida apesar de todos eles. E ela está certa de não dar bola pros infelizes, tenham eles 20 ou 80 anos.

Hebe não se deixou enterrar em vida como fazem muitas pessoas da idade dela, que são continuamente castradas em seus desejos por filhos, noras e genros. Ela segue em frente. Circula em qualquer meio. É admirada na alta sociedade, e nas classes mais pobres. E não faz nenhum esforço para ser aquilo que não é. Sua vida daria um livro, no qual a alegria de viver e a juventude seriam a marca registrada

Espero de coração que ela se divirta muito em sua festa de aniversário. Ela merece!

Autoria: Suely Pavan