segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como dirigir em São Paulo sem enlouquecer!


COMO DIRIGIR EM SÃO PAULO SEM ENLOUQUECER! 

Suely Pavan Zanella (*)
Resolvi dar um “upgrade” em um texto que havia escrito em 15/06/2005 (http://blogdasuely.zip.net/arch2005-06-12_2005-06-18.html) por considerar o tema trânsito em SP ( e até em qualquer grande centro urbano) cada dia mais atual.
Se à época do texto eu demorava uns 40 minutos para fazer um percurso hoje demoro cerca de 01h30min o mesmo caminho. Antes os riscos de se ver preso num engarrafamento eram grandes, porém os riscos de assaltos eram bem menores. Hoje além de paciência é preciso atenção redobrada, afinal “os manos” estão se apoderando das avenidas e ruas.
Na época em que escrevi o texto o trânsito era para mim uma espécie de bálsamo: eu pensava, escrevia, anotava ideias para cursos e palestras, relaxava, cantava e até dançava. Hoje fico tensa, não em função do trânsito intransitável em si, mas pelo medo de me distrair e ser repentinamente assaltada.
Seguem algumas dicas de como enfrentar o trânsito sem enlouquecer:
·         BOLA DE CRISTAL: Este equipamento deveria sair de fábrica em todo e qualquer tipo de carro. O motivo é simples: Tem gente que não sinaliza quando vai virar à direito ou à esquerda. E você que está atrás deste inapto motorista precisa adivinhar o que ele vai fazer. Portanto, ao invés de gastar seu tempo adivinhado, será que ele vai virar, já que não usa setas, compre já a sua bola de cristal. Motorista que não usa seta além de prejudicar o trânsito, quer que você seja adivinho, portanto, bola de cristal no painel do seu carro, já!
·         ÓCULOS RAIOS-X: A combinação da bola de cristal com os óculos raios-x dão excelentes resultados. Há alguns motoristas que além de não darem setas também não sabem muito bem para que serve o pedal do breque (freios). Cabe lembrar que toda a vez que apertamos o tal pedal, duas luzinhas se acedem na parte trazeira do carro. Os engenheiros de automóveis não associaram freios à luzinhas à toa, juro que não é enfeite!
Como infelizmente tem motorista que faz aquele joguinho idiota com a embreagem e desta forma não faz acender a tal luzinha, nós que estamos atrás não sabemos se o cara da frente está brecando ou não, o melhor é usar os óculos raios-X. Com ele, é possível você ver através do carro onde está direcionado o pé do motorista e desta forma saber se ele está freando ou não.  
Com estes óculos você também poderá enxergar através dos vidros insufilme na hora de fazer uma conversão e haver um carro estacionado. Compre associado à bola de cristal e você verá os excelentes resultados.
·         ADVOGADOS: Use vários, aliás, não só no trânsito, advogados hoje em dia são imprescindíveis, tenha um na família ou case com um! Mas como o tema aqui é trânsito, advogados são úteis para lidar com pedestres. Alguns pedestres insistem em burlar as leis e atravessam fora da faixa destinada aos mesmos. Já vi um monte de pedestres atravessarem distraidamente à avenidas usando celular, e você, motorista que se dane. Eles se jogam literalmente à sua frente. Para defendê-lo use e abuse de um bom advogado.
·         CONTADOR DE CARNEIRINHOS: Para ser usado nos casos em que o carro da frente insistir em andar a 20 km. por hora, mesmo quando não há nenhum trânsito, e  o limite de velocidade  é de 100 por hora. Também serve para aqueles que ao conversar no celular perdem totalmente a direção do carro. Todos os que falam ao celular não percebem que saem das faixas, recomendo que você também use os óculos raio-x e a bola de cristal.
·        LIVROS, LIXAS DE UNHA, MAQUIAGEM: Para aqueles dias          em que o trânsito não vai para frente de jeito nenhum. Não também dos CDs.(vários), kit para fazer xixi no carro e obviamente lanches e sobremesas variadas.
·         ÓCULOS ESCUROS: Deverão ser usados à noite, no caso de motoristas que insistem em usar faróis altos e desregulados e que atrapalham a sua visão, mesmo quando as ruas da cidade são bem iluminadas. Em alguns países usar farol alto sem necessidade é crime, pois pode provocar graves acidentes. Aqui está cheio de Mané que acha que usando o farol alto na cara do motorista da frente conseguirá ultrapassá-lo por meio do medo e não das regras de trânsito.  
·        CELULARES SEM FUNCIONAR, FRENTINHAS DE CDs. FALSAS: São muito úteis para enganar ladrões, tenha também um bolsa ( falsa, é claro) repleta de notinhas sem valor.
·        HOMENS OU CACHORROS INFLÁVEIS: Para mulheres que andam à noite ou de madrugada sozinhas em seus carros.
·          BONÉS: Para se livrar daqueles paqueras chatos que ficam te cantando no trânsito. Poderão ser usados também cartões com telefones de ex-namorados que você odeia.
·         CAIXA DE MÁGICAS: Para ensinar aos meninos que fazem malabaris nos semáforos outras opções para ganhar dinheiro. Não agüento mais sempre a mesma atração nos faróis!
·        CRIAÇÃO DE RESPOSTAS ATRAVESADAS: A serem usadas cada vez que você for abordado para fazer compras nos faróis, coisas do tipo: Não sou sua tia, odeio mentex, e não tenho dinheiro para comprar tudo que me oferecem nas ruas; Não precisa limpar os vidros do meu carro, se você colocar as mãos neles elas (as mãos) correrá o risco de desaparecer em 5 segundos; Acabei de dar meu dinheiro para aquele menino lá atrás, vocês precisam se organizar melhor, a logística está péssima; Comece a chorar e conte um longo caso (bem triste) para o menino que te abordar, atrapalhe o trânsito e espere as buzinadas...
  

 E por último, mantenha o bom humor, gente saudável mentalmente não se irrita à toa. Lembre-se que em muitos momentos é necessário pedir desculpas, mesmo quando você esteja certo, do que entrar em uma briga com um motorista alterado e agressivo. Preserve-se, e depois xingue sozinho no carro com os vidros bem fechados, é claro!

(*) Este texto poderá ser utilizado em outros veículos desde que se mantenha a autoria e a forma de contato: suely@pavandesenvolvimento.com.br