quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A GERAÇÃO FUTILIDADE



A GERAÇÃO FUTILIDADE
Live fast, die young...”
(Viver rápido, morrer jovem…)
Bad Gil – M.I.A.

Suely Pavan Zanella

Eles têm entre 15 e vinte e poucos anos, mas podem ser mais velhos, já que nunca crescem. São exibicionistas; usuários de drogas; frequentadores assíduos de festas; amantes de selfies em que exibem copos com bebidas, roupas de grife, drogas, carros ou motos; cultuam celebridades do mesmo naipe que eles; não trabalham e são péssimos estudantes. Apesar do comportamento frequentemente antiético seus discursos nas redes sociais fazem defesa à ecologia (amam o Greenpeace) e o salvamento de animais. Mas não se engane, é tudo superficial e apenas para aparecer “bem na fita”. Raramente pensam em mais alguém que não seja eles mesmos. Foram criados para serem felizes ou famosos, ou ambos, e seus pais fingem não perceber seu comportamento perigoso, narcista e sociopata. E o mais importante, eles roubam, não por necessidade, já que são da classe média ou média alta. Roubam para sustentar seus vícios e estilo de vida e também por pura “adrenalina”. Eles gostam de ostentar.
Sofreram alta influência do estilo de adolescentes e jovens americanos, como as tais festas corriqueiramente mostradas em filmes como “normais”, nelas adolescentes e jovens bebem até cair e usam drogas. Estilo, aliás, que os jovens brasileiros importaram já há algum tempo. Afinal, você já viu festa de adolescentes sem abuso de bebidas alcoólicas?
O filme -Bling Ring: A Gangue de Hollywood- dirigido e produzido por Sofia Coppola mostra (até de forma excessiva e exaustiva) os crimes cometidos com maestria por uma gangue de jovens fúteis e que apreciavam celebridades igualmente fúteis. Apesar de o filme explorar em demasia o sucesso estrondoso que a gangue de adolescentes obteve com o furto de objetos de casas de celebridades entre elas as de Paris Hilton e Lindsay Lohan, ele faz pensar. Essa gangue que existiu no mundo real faturou cerca de três milhões de dólares com estes assaltos, e só foi pega graças ao seu exibicionismo nas fotos que publicavam nas redes sociais com os objetos que surrupiavam. Infelizmente um tema tão importante e atual (nunca houve uma juventude como essa que cultua de forma  não pensante celebridades inócuas) poderia ter sido melhor explorado, mas infelizmente Sofia é amiga de Paris Hilton, uma celebridade oca, mas endeusada por este tipo de jovem. O filme poderia dar um belo “caldo” de discussões acerca dos motivos que levam estes adolescentes a se comportarem desta forma, embora saibamos que eles levam vidas vazias e sem sentido, e não é à toa também que volta e meia se percam em seus sextapes, parecem que não existem se não puderem se mostrar, e quanto mais se mostram, mais vazios se sentem. É um círculo vicioso.

Não pense você que este fenomeno da geração fútil que rouba sem motivo só acontece nos E.U.A., por aqui os casos crescem a cada dia.Há uma identificação dos adolescentes e jovens da classe média alta com a bandidagem e o uso de drogas. Eles roubam, e às vezes são presos. Mas até a prisão é motivo de orgulho para esta geração. Tanto na vida real, como no que é mostrado no filme, eles normalmente ficam pouco tempo na cadeia, os pais não se eximem em pagar para que eles saiam. Uma das participantes da gangue mostrada no filme, na vida real ganhou até um Reality show. Sim, tanto lá  como aqui o crime não só compensa como é a cada dia mais glamourizado. A gangue real tem hoje milhares de seguidores no Twitter e Facebook.

Os casos no Brasil existem e crescem diariamente, mas nenhum jornalista tem coragem de expô-los e ainda preferem reforçar a falsa tese de que roubos e assaltos estão atrelados à pobreza. Nem sempre isso é real nos tempos atuais.Talvez os nossos adolescentes não queiram imitar as roupas da Paris Hilton ou a Lindsay Lohan, mas se forem pobres irão ter a ganância de querer um tênis caro ou um celular da moda. Se forem ricos farão isso para não ver o tédio constante que cerca as suas vidas. Mas professores e pais fazem questão de negar sua delinquencia. Uma pena!   

Leia Mais:

- Bling Ring e a farsa chamada Sofia Coppola: http://robertosadovski.blogosfera.uol.com.br/2013/08/20/bling-ring-e-a-farsa-chamada-sofia-coppola/

-Conheça os criminosos adolescentes por trás do filme "Bling Ring": http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/16/conheca-os-criminosos-adolescentes-por-tras-do-filme-bling-ring.htm

- Sofia Coppola aborda o vazio das celebridades em "Bling Ring": http://cinema.uol.com.br/noticias/reuters/2013/08/15/estreia-em-bling-ring-sofia-coppola-aborda-o-vazio-das-celebridades.htm

- Livro Bling Ring – A Gangue de Hollywood. Nancy Jo Sales. Editora Intrínseca. 2013

Nenhum comentário: