POUCO
MARKETING E MUITO CONTEÚDO
Suely
Pavan Zanella
Quantas vezes você já se deparou com pessoas, livros e
filmes desconhecidos, já que não foram divulgados pela mídia, ou não compõem os
temas preferidos das redes sociais, mas que são grandes achados?
Nem sempre o famoso, o aclamado, o que tem muitos
seguidores ou aquele que é recomendado é o melhor. Pela minha experiência de
vida vejo, aliás, que é o oposto. Eu já fiquei muito decepcionada com livros,
palestras, filmes e pessoas muito aclamadas e que em matéria de conteúdo produzem
apenas mentiras, mesmices e até burrices generalizadas. Estas pessoas e
produtos são um verdadeiro desserviço àqueles acostumados a pensar. Tornaram-se
famosos porque são bons de marketing, ou têm grandes influenciadores,
geralmente ligados a grandes empresas ou artistas, mas a produção é pífia e
nada agrega.
Vejo vídeos de palestrantes famosos que são ricos em
função das contratações das empresas que os recomendam e que tenho vergonha alheia
em assistir, fico pensando: Como conseguem enganar tanta gente?
Leio livros que figuram entre os mais lidos e penso:
Como alguém pode ler um livro destes sem questionar?
“Como tanta gente é enganada ou se deixa enganar apenas
pelo marketing do “todo mundo contrata”, ou” todo mundo leu ou viu”?
Acredito que temos sim uma enorme crise no nosso
sistema educacional que gera gente não pensante ou com baixíssimo nível de
questionamento.
Vejo frases repetidas, curtidas e amplamente divulgadas
no Facebook que além da manjada atribuição a autores que obviamente não as compuseram
são divulgadas por professores, e gente da mesma profissão que eu. Vergonha
alheia!
Mas estas pessoas rasas têm o seu eleitorado crescente.
Porque isto acontece?
Escolas não ensinam estudantes a pensar, e sim em
repetir fórmulas e mais fórmulas além de scripts
do tipo faça isto ou aquilo e você terá sucesso ou será feliz.
Mas quem ensina de verdade? Qual é o professor que está
de fato preocupado com a qualidade daquilo que ministra e com a formação para a
vida, sim para a vida, de seus alunos?
Dá aula pra quê? Pelo salário? Pela carreira?