segunda-feira, 28 de maio de 2012

DROGAS: SE OS FILHOS SOUBESSEM!


DROGAS: SE OS FILHOS SOUBESSEM!
“...Depois do terceiro ou quarto copo
Tudo que vier eu topo
Tudo que vier vem bem
Quando bebo perco o juízo
Não me responsabilizo
Nem por mim, nem por ninguém...”
(Paixão – Kledir Ramil)


Foi numa festa de aniversário de um amigo da escola regada a muita bebida que M. com 14 anos começou a beber. Depois disto ele nunca mais parou, apesar dos conselhos e insistentes diálogos dos pais. Com 16 em outra festa, experimentou maconha, e a partir daí começou a ir mal na escola. Os professores disseram aos pais de M. que ele estava muito distraído e suas notas despencaram.
Os pais preocupados mandaram M. para a psicoterapia. E não notaram nenhuma melhora no rapaz. O psicoterapeuta dizia que “a adolescência é uma fase de experimentação”. Hoje M. tem 18 anos e seus finais de semana se resumem a curtir “esquentas” e baladas.
Cada vez que ele sai de casa os pais não dormem. Sabem que apesar de não ter carro, sai com amigos que bebem e usam drogas.
Há duas semanas os pais de M. receberam um telefonema durante a madrugada comunicando que ele havia sofrido uma overdose de cocaína. Chegando ao hospital o médico disse que M. havia bebido muito e usado cocaína para poder beber ainda mais.
M. passa bem, e disse que nunca mais irá usar drogas e nem bebida. Os pais não acreditaram e agora ele está internado numa clínica particular de reabilitação.

 
Felipe(foto) de 15 anos foi a escola e desapareceu. Estuda em um colégio público, e só após o seu sumiço o pai descobriu que no primeiro semestre ele havia faltado mais de 70 vezes à escola. O pai de Felipe(foto) sempre deixou claro para o rapaz que não permitiria o uso de drogas. Ele trabalhava junto com o pai. Está sumido há duas semanas. Quando o pai recebe uma pista do paradeiro do filho vai atrás. A última dizia que ele foi visto numa região frequentada por usuários de crack. Seu pai adentrou este local e lá viu a total degradação humana. Usuários sujos fumando crack ao lado do lixo e cachorros mortos. O pai de Felipe ( foto) está desesperado com o desaparecimento do filho.

K. tem 16 anos e está grávida. Ela não sabe quem é o pai de seu bebê. Os pais de K. sempre confiaram na menina e jamais acreditaram quando L. lhes contou que viu K. com o uniforme da escola dentro de um banheiro de um bar, levantar a sainha do uniforme e transar com diferentes meninos durante uma comemoração. L. disse que K. aparentava estar drogada.
Os pais de K. acreditavam piamente no diálogo e na confiança para educar a filha. Achavam, por exemplo, que monitorar redes sociais era invasão de privacidade. E só tardiamente perceberam que a menina obtinha drogas pela internet e aceitava transar com qualquer um em troca da droga. Ela é uma excelente aluna e boa filha, segundo seus pais.

Se os filhos soubessem o dissabor que causam aos pais ao usarem drogas e bebidas alcoólicas na adolescência jamais fariam uso delas. Este é o pensamento de muito jovens que não se permitiram este tipo de experimento. Antes de pensar neles mesmos, eles pensaram nos seus pais. Pois sabem que o comportamento deles afeta sim o de seus pais. E é uma ignorância sem tamanho acreditar que na adolescência as experimentações são inócuas e sem consequências.
Pensar assim é não atualizar a cena, e imaginar que hoje o jovem sofre somente a influência de seus pais, como era no passado. Muitas experimentações (bebidas e drogas) na adolescência levam à morte, à cadeia e à perda da própria adolescência.
Está na hora de ao invés de culparam tanto os pais por tudo, começarem a responsabilizar o adolescente por suas atitudes. E quando escrevo isto estou indo fundo: É uma responsabilidade de todos nós, ela tem caráter social. Há muito adultos que banalizam este período de vida e dizem: Depois passa, ele ou ela é só um adolescente!
Frases assim expressam um total desconhecimento sobre o que é e como funciona a adolescência e a buscam transformar este período num fenômeno existente apenas nesta geração.
Mentira! Todos nós fomos adolescentes, e nem por isto abusamos e tornamos a vida de nossos pais um inferno.
Confiar excessivamente no jovem e esquecer-se que adictos
(usuários de drogas) têm como característica marcante a mentira compulsiva e a sedução é ser ingênuo nestes novos tempos.
Vigiar, acompanhar, monitorar nestes casos não é punir, é prevenir. É evitar dissabores e surpresas futuras. E lembrar-se que hoje o jovem sofre diferentes tipos de influência e que a educação dada em casa é apenas uma das variáveis. E, infelizmente, nem a mais importante.
Culpar os pais por tudo, como vejo sempre acontecer na mídia, não resolve o problema também, é preciso responsabilizar o adolescente por seus atos.
Pais e escola devem ser parceiros nesta difícil empreitada. A escola tem por obrigação comunicar imediatamente faltas de alunos menores de idade, e os pais devem tomar providências imediatas quanto a estas mentiras. Não é hora de passar a mão na cabeça. Se não sabe como agir quando seu filho ou filha passa a ser um usuário de drogas frequente grupos como o NARANON e o AMOR EXIGENTE, e verá que atitudes assertivas e talvez bem mais duras possa ajudar a prevenir o problema em sua casa.  
Busque ajuda psicoterápica para o seu filho e para você. Tome cuidado apenas com psicoterapeutas sedutores que fazem pactos (são amiguinhos) de seu filho (a), ao invés de ir à causa do problema e fazê-los assumir as consequências de seus atos inconsequentes.     
E também não deixe de denunciar festas de parentes ou amigos regadas a bebidas, lembre-se que é proibido por lei vender ou oferecer bebidas a menores de idade. E hoje se sabe que é a bebida a porta de entrada para outras drogas.