segunda-feira, 20 de maio de 2013

Virada Cultural. Tudo é Normal!



Virada Cultural. Tudo é Normal!
“Sério, eu queria uma Virada Educacional, com todos os artistas ensinando nas ruas, dando shows-palestras, Cursos-relâmpago de capacitação.”
Rosana Hermann Via Twitter


Suely Pavan Zanella

Ver crianças e jovens se drogando e bebendo na porta das escolas diariamente é normal. Nunca vi ninguém se importar ou intervir. Bebida é liberada e drogas idem!
Não sei por qual razão fazem a marcha da Maconha se vejo gente fumando nas ruas de São Paulo há muitos anos. A sociedade hipócrita é muito mais implicante com o cigarro do que com a bebida, a maconha, a cocaína ou o crack.  
Show que não tem droga, não é show. É normal, dizem as pessoas.  
Diversão é sinônimo de bebedeira. Ou você nunca prestou atenção às fotinhos do Facebook? Gente de qualquer classe social sempre portando uma bebida nas mãos!
Mas tudo é normal!
É cultural. Cultura para quem não sabe é: Sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. (Fonte: Dicionário Michaelis)
Portanto, a cultura da bebedeira, do uso de drogas em eventos públicos é normal, e nenhum espanto deveria causar.
Por qual razão aumentou a Aids entre os jovens e adolescentes? Perguntam-se os entendidos no assunto. Ué, porque bebem e se drogam como loucos e depois transam com qualquer um. Ou será que estes estudiosos nunca foram aos banheiros de bares?  
Ontem ao ler centenas de comentários de jovens dizendo que a Virada Cultural ou Criminal não passou de um evento cheio de gente drogada, sexo com qualquer um, gente deitada na rua de tanto beber, atos e mais atos de violência e vandalismos não noticiados, mas plenamente acessíveis no Twitter, restou-me um resquício de esperança.
Afinal, escrevo sobre isto há anos, e ninguém parece se importar muito com o futuro da nação. São pais e mães cegos, e que não percebem o estado geral dos filhos após este e outros eventos relacionados a finais de semana regados a drogas e bebedeiras. Quem se importa?
Uma garota disse ontem, que apesar da presença de policiais, os mesmos não se importavam e mandavam ligar para 190, mesmo quando havia vítimas ensanguentadas ou na presença de brigas. Acho que a polícia já se cansou de ter que funcionar como uma espécie de babá para uma sociedade que só sabe se entorpecer e vê nestes eventos públicos ou não uma grande oportunidade de botar o pé na jaca.
O que estes adolescentes e jovens aprendem na escola?
Será que os professores também são omissos. Eu ministrava aulas num MBA e fiquei sabendo pelos meus alunos que com o consentimento dos professores eles se evadiam para o bar da frente e mesmo assim recebiam presença na segunda parte da aula. Omissos? Sem dúvida alguma. Da minha parte informei logo de cara que aquele que não ficasse na aula receberia falta. E todos ficaram principalmente porque gostavam. Um deles me disse: Sua aula é boa, muito boa, foi a única professora que o grupo todo não tive vontade de ir ao bar.
Falam e falam de limites, mas na hora de dar são coniventes e omissos.
Mas quem se importa com nossa juventude?
Este bando de gente perdida (não a maioria é claro).
Coincidentemente neste final de semana assisti a um documentário sobre 1968. Nele milhões de jovens, jornalistas, clérigos e artistas estavam reunidos contra a Ditadura Militar. E hoje em dia?
Marcha da Maconha, universitários brigando pelo direito de fazer orgias ou homens usarem saias. Festas universitárias regadas a bebidas e drogas nos pátios das faculdades. E quem se importa?
É normal, dizem os omissos sempre de plantão.
Quem se importa e não acha normal, se indigna e pensa: Há algo errado que ninguém quer ver por qual razão?
A cultura é esta, é preciso transformá-la.
E depois não entendem por qual razão a criminalidade cresce a olhos vistos.
Até os artistas presentes a grandes eventos parecem se fazer de cegos, seja na micaretas, ou num evento como o da Virada Cultural. O único a se importar com a massa e não apenas com um político assaltado foi o Mano Brown que chamou a atenção para o vandalismo: 'O que vi ontem no Centro está longe de ser evolução'.
A situação atual é preocupante. Mas quem se importa?
O governador de São Paulo diz que a criminalidade está controlada. E respondo a ele, como respondo a todos aqueles que negam a realidade: Então tá!
Policiais militares mal formados e sem o menor preparo para lidar com eventos deste tipo. Insegurança e medo instalados.
Mas quem se importa!
Ganha mais IBOPE e leitores quem fala da Angelina Joli, ou da novela das oito. Quem se importa com o futuro da nação?
O saldo da Virada Cultural foi: 1.800 pessoas atendidas pelo Samu por problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas; 2 pessoas mortas (uma assassinada e outra por overdoses); 5 baleados; 6 esfaqueados; roubos; assaltos e arrastões.
Os passivos de plantão e interessados unicamente no seu umbigo dirão: Mas isto é normal, num evento deste porte!
Então tá!
Falar o quê? Continue compartilhando bobagens e dando RT nas obviedades.

Nenhum comentário: