segunda-feira, 8 de abril de 2013

VIVA O AMOR



VIVA O AMOR!
Suely Pavan Zanella

“O Amor é que é essencial, o Sexo é só um acidente, pode ser Igual ou Diferente .”
Fernando Pessoa
Quando a gente coloca os óculos do amor na vida começa a entender coisas que até a mente duvidaria que entendêssemos. Amor é aquele sentimento complexo, que até os cientistas têm uma enorme dificuldade em compreender. Amor não se explica, apenas se sente. E é por este motivo, o inexplicável, que tanta gente critica o amor sentido pelo outro. Nem tudo é prático, linear, ou até explicável no amor.
Como entender que aquele moço bonito ame tanto sua companheira tachada de feia e gorda sob a ótica daqueles que se esqueceram do sentimento de amor?
Como entender que aquela mulher tão linda ame outra mulher?
Como entender que aquela rica mulher seja tão feliz ao lado daquele homem menos rico?
Como entender que aquele homem jovem e bonito ande de mãos dadas e sorrindo com outro homem pela avenida?
O amor prescinde de explicações, de entendimentos e de críticas. Ele não nasceu para ser entendido, mas sim para ser vivido e fazer bem para a vida.
Os seres amorosos são superiores, amáveis, ou seja, dignos de amor. E amor para ser bom de verdade precisa ser correspondido.  
E já que é tão difícil encontrar neste mundo louco um amor que nos traga paz e aconchego por qual razão tanta gente o critica quando finalmente o achamos?
Inveja, mau-caratismo, preconceito?
Eu acredito em inveja. O ser invejoso, diferentemente do amoroso, sempre tenta destruir o alvo de seu incomodo. Ele gostaria de ser amado, e também amar, mas como vive preenchido de ódio, busca destruir uma relação amorosa através dos mais diferentes argumentos racionais. Pessoas assim não se conformam com a felicidade alheia e tentam de todo o jeito destruir aquilo que não são capazes de obter. São sérios, chatos, e tornam-se amargos e donos da verdade com o passar dos anos.  
Não se conformam que um jovem possa amar uma pessoa mais velha, e vice e versa.
Não se conformam que um homem possa amar outro, e vice e versa.
Não se conformam que uma mulher possa amar outra, e vice e versa.
Eles querem que os amores sejam sempre iguais: Homem mais alto, mais velho e que ama uma mulher mais jovem e mais baixa. O amor até pode ser assim, mas não é sempre deste modo tradicional e linear.
Fico pensando quanta gente neste mundo morreu de amor pelo simples fato de dar ouvidos a estes invejosos, ou por ter que cumprir o mandamento de uma época.
Quantos homens que amaram outros do mesmo sexo tiveram que se casar com mulheres que não amaram apenas para cumprir o mandato da época, por exemplo. E desta tornaram-se infelizes e fizeram infelizes suas mulheres.
Quando alguém sob os mais diversos argumentos diz: Você não pode amar fulano (a)! Vejo uma situação muito grave, pois não se está proibindo ou cerceando apenas o sexo, mas sim o direito de amar e ser amado.
Quando me deparo toda a manhã com notícias catastróficas penso que isto é falta de amor. Amor por si mesmo, amor pelo próximo, amor ao mundo e à vida. O mundo sem amor fica árido e violento.
Quando a unidade básica e que representa o amor, o casal,  seja ele homoafetivo (gosto desta palavra) ou hetero está ameaçada toda a sociedade sofre.
Quando leio teorias mirabolantes sobre as causas da violência fico me perguntando: Por qual razão quase nunca o amor é citado?
O amor é aquilo que une, fortalece, e nos torna doces e flexíveis.
Não acredito em bons profissionais que não tenham ou sintam falta de um grande amor em suas vidas, por exemplo.
Na realidade não acredito em ninguém que diga que vive bem sem amor.
Ainda prefiro o mundo de mãos dadas. Sei que o amor é capaz de milagres transformadores.
Amar é humano. Invejar também é. Porém, o amor leva à construção, a criação à tolerância com as diferenças, ao passo que a inveja só leva à destruição daquilo que gostaríamos de viver.
“Ama o teu próximo como a ti mesmo”, é um mandamento que deveria ser seguido, mas só é capaz de fazê-lo aquele que sente ou morre de vontade de amar e ser amado.
Amar e ser amado faz um bem danado para o mundo. É chegar em casa e saber que apesar das loucuras do mundo a casa é um ninho e não um nó para se enroscar e morrer. O amor verdadeiro sempre traz uma sensação enorme de aconchego e proteção. Amor é saúde, inveja é doença.
Viva o amor, em cada momento de sua vida, é o que eu te desejo!

Nenhum comentário: