segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SANTA MARIA ROGAI POR NÓS!



SANTA MARIA ROGAI POR NÓS!

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. John Donne

Suely Pavan Zanella
 
Tanto nas acaloradas discussões como após as grandes tragédias aparecem os melhores e piores lados das pessoas.
Ontem, 27/01/2013 logo ao ligar meu computador pela manhã me deparei com a notícia de que 90 pessoas, a maioria jovens, havia morrido em uma boate em Santa Maria (Rio Grande do Sul) após um incêndio que a destruiu. Hoje o número de mortes ultrapassa a casa dos 230. E há ainda oitenta pessoas em estado grave nos hospitais.  
Jovens que saíram de casa na esperança de se divertir. Pais que nunca mais verão os seus filhos promissores, a maioria universitários.
Muita dor para aqueles que são empáticos e através das redes sociais se mobilizaram de diferentes maneiras: Divulgando as necessidades locais de voluntários e materiais tais como água, equipamentos, e sangue.
Outros usaram a rede para divulgar notícias esclarecedoras e que qualquer cidadão responsável e atuante precisa saber. Viver à parte do mundo é cômodo.
As redes sociais propiciaram que muita gente mostrasse o seu melhor lado em situações de crise: a solidariedade.
Rezar é bom, mas é preciso se mobilizar e descruzar os braços. Mesmo que a distância só permita que as mãos sejam utilizadas para escrever mensagens úteis.
Afinal de contas nada disso teria acontecido se uma série de crimes não tivesse sido cometida. Crimes baseados na ganância de alguns em detrimento da vida de tantos.
Me nego terminantemente a usar o termo “tragédia” ou “fatalidade” para descrever este episódio evitável.  As duas palavras entre aspas podem ser usadas quando todos os envolvidos fizeram o melhor que podiam: respeitaram normas de segurança; foram fiscalizados devidamente e batalharam por erro zero quando há o envolvimento de pessoas mesmo que isto traga déficit aos lucros.
Mas como qualquer um que sabe ouvir e ler viu não foi isto que aconteceu. Os fatos provam que houve negligência de muita gente, se o crime não tivesse acontecido hoje todos os jovens estariam em suas casas e não haveria dor. Dizer que isto não é um crime revela um lado perigoso: a hipocrisia.
Na Argentina em 2004 um incêndio na Boate República Cromañón matou 194 pessoas. A população se mobilizou e pediu o impeachment do prefeito da cidade. Conseguiu e todos os envolvidos direta ou indiretamente foram condenados. À partir daí normas de segurança tornaram-se mais rígidas e informações para os frequentadores de boates tornarem-se obrigatórias.
Aqui aqueles que acham que não devemos julgar ninguém, mesmo quando no caso os fatos mostrem o contrário, acreditam ingenuamente que precisamos esperar atitudes das autoridades.
A diferença entre o argentino e o brasileiro é que o primeiro reivindica seus direitos e nós esperamos que “alguém faça alguma coisa”. Como se leis mudassem num passe de mágica. E ainda criticamos todos aqueles que buscam através das redes sociais um mundo mais justo.
Porém, o pior lado das pessoas também apareceu nas redes sociais através de comentários maldosos, publicação de fotos de mortos e piadas à respeito do fato. Todos sabemos que existem pessoas que não sabem lidar com a própria dor, e muito menos empatizar com a do próximo. Dor que um evento como este causa nos seres humanos minimamente humanos. Impossível ignorar e fingir que “está tudo bem” porque o fato não o afeta diretamente. 

“Pra sentir a dor das pessoas não preciso conhecê-las, basta ter coração e se colocar no lugar delas”, escreveu hoje a comunidade Não foi acidente, no Facebook.  

Não foi acidente, é claro que não foi, espero que os culpados sejam duramente punidos, e que Deus possa trazer um pouco de conforto para estas famílias que perderam filhos, pais, esposas, e maridos. Impossível imaginar a dor destas pessoas neste momento.

Santa Maria rogai por nós, para que a justiça seja feita, já que a morte mais uma vez mostrou a sua cara graças à ganância e desumanidade de alguns em nossos país.
   

Nenhum comentário: