quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O VAZIO DA AUTOAJUDA

Esta semana deparei-me com a seguinte frase no twitter: “Retire seu lixo mental. Ele atrapalha o que realmente importa: o aqui e agora.”
Se você ler esta frase num primeiro momento e sem pensar ela parece importante, porém faça um exercício e bote os neurônio pra funcionar e verá que ela é oca, aliás, totalmente sem sentido. Como tenho mania de pensar como criança, concretamente, fiquei pensando: Tá mas coloca o lixo mental aonde? É reciclável?
Esta frase assim como centenas de outras que vejo no twitter e nos e-mail contém apenas uma coisa: Vazio total de significado. E o pior, diz o que deve ser feito, mas não diz como. Falar é muito fácil, ditar regras comportamentais e principalmente incapacitar as pessoas é pior ainda. O nosso cérebro precisa funcionar de alguma forma. Ele não serve apenas para ocupar um espaço vazio no crânio. A capacidade de pensar criticamente e a busca por soluções fáceis encontradas nas frases e metáforas (o povo da autoajuda adora usar metáforas) tem enriquecido os bolsos dos escritores deste tipo de ficção. Sim, ficção, isto não é real. É diferente de um texto filosófico que nos faz refletir. Aliás, se nosso cérebro e coração estiverem atentos, quando nos depararmos com frases deste naipe faremos apenas uma coisa: Paramos para refletir e sentir, e preferencialmente na ordem inversa que é: Sentir, Pensar e só depois agir.
Frases inócuas como as utilizadas na autoajuda tiram a nossa capacidade de pensar e não resolvem os problemas da vida diária. Psicoterapia que é processual pode ajudar uma pessoa a resolver os seus problemas, mas dá trabalho, já que não é um amontoado de frases ou dicas para se seguir. Talvez por isto as pessoas prefiram os livrinhos de autoajuda, as gotinhas e os remédios milagrosos. Aparentemente eles dão resultados rápidos, mas na prática não funcionam.
Que viver de ilusão: Acredite na autoajuda. Eu ainda prefiro uma verdade cinzenta a uma mentira cor de rosa. Mas cada um com suas escolhas!

Nenhum comentário: