segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AO MESTRE COM CARINHO



AO MESTRE COM CARINHO
Suely Pavan Zanella


Hoje é dia do Professor e não poderia deixar de escrever sobre este tema para homenageá-los. Depois dos nossos pais, são eles os responsáveis pela nossa formação.
E escola não é aquela que nos prepara apenas para o mundo profissional, mas sim para a vida. E sei que hoje são raras as escolas que nos seus curriculuns mantém em suas programações temas como ética, relações humanas e aprender a lidar com diferenças.
Na época em que eu era pequena estudei primeiro em colégios particulares e depois em públicos. A referência de um colégio bom para os meus pais é que ele tinha que ser “forte”. E forte significava puxado. Tínhamos que estudar, senão além de não passar de ano levaríamos repreensões de nossos pais. Portanto, a figura do professor era respeitada. E sinto falta hoje em dia deste respeito.
A figura do professor tem que se fazer respeitar tanto pelos alunos, como pelos pais dos mesmos.
Hoje ao ler centenas de matérias sobre professores agredidos sinto que eles perderam esta potência. E se você pensa que estou falando sobre colégios públicos está redondamente enganado. Falo dos particulares, aqueles que veem o aluno como cliente, e por causa disto se subtem a todo o tipo de coisa.
Professor não é o sujeito bonzinho, ou amiguinho do aluno e muito menos aquele que tira proveito desta relação digamos, comercial. Professor é aquele que ensina, que se devota e faz valer a sua autoridade em sala de aula. E autoridade nada tem a ver com tirania, característica dos péssimos e traumáticos professores.
Para se manter focado no ensino precisa obviamente ter o aval de sua direção. De nada adianta um bom professor numa instituição medíocre, aquelas tão comuns hoje em dia em que o aluno manda porque paga. E por ele e seu dinheiro toda uma instituição deixa de formar gente.
Professor é aquele que nos tempos de hoje se desdobra em 45. Se faz de mico de circo, se der aulas à noite, pois encontrará alunos cansados. Cansados do trabalho extenuante, do trânsito e até da vida.
Se não tiver esta consciência contemporânea dará aulas enfadonhas, pautadas apenas no quadro ou no Power point, seu substituto atual.
Será preocupado apenas em cumprir a “matéria” que compõe a “grade” enclausuradora. E neste caso, danem-se os alunos.
Bons professores, a meu ver, são aqueles que fazem pensar, e não entregam “a coisa pronta”, mastigada, ou copiada. Aliás, odeiam cópias e sempre visam a singularidade.
Professor nos tempos do “copia e cola” não podem ser preguiçosos de forma alguma, precisam se modernizar.
Na minha vida tive a sorte de ter excelentes professores, principalmente na época do ginásio e colegial. Na faculdade alguns eram excelentes e outros nem tanto.
Nas duas pós-graduações que fiz eles foram rareando, eram acadêmicos demais e nada conectados com a realidade.
Mestres e doutores que nunca colocaram o pé dentro de uma empresa não me servem de modelo ou referência, infelizmente hoje nas faculdades é isto que se pede para ser professor.
Onde está a prática? Onde está a conexão com o mundo real?
Bom professor não se deixa enganar exatamente porque conhece o outro lado. Portanto, não complica, dá exemplos baseados na sua prática e congrega tudo isto com diferentes teorias.
Hoje o que mais se precisa são de bons professores, na realidade bons mestres. Mestre é magnitude.
Quando vejo crianças e jovens perdidos por aí fico pensando: Onde estão os mestres?
E lembro os meus professores, eles eram mais do que apenas professores, eles eram mestres. Mestres semelhantes ao Mark Thackeray (Sidney Poitier) do filme “Ao Mestre com Carinho”, ou da professora Erin (Hilary Swank) de “Escritores da Liberdade”, e ainda Pierre Dulaine (Antonio Banderas) de “Vem Dançar”.
Mestres que se esforçam para ensinar, que não se fazem de “cegos e surdos” perante a realidade atual, que se preparam arduamente antes de cada aula, e não apenas copiam e colam como seus alunos.
Para estes mestres fica aqui a minha homenagem, estes sim são verdadeiros professores, interessados em formar gente melhor e não apenas manter clientes!
Ensinar e aprender são uma mistura de liberdade, diversão e responsabilidade com aquilo que ainda não se sabe.  
Saber vem de “sapore” que significa saborear!
Quem acha que sabe tudo não aprende nada. Bons alunos são aqueles que buscam aprender e não apenas tirar notas ou obter diplomas.
E  desta relação que é composta a aprendizagem, o ensino e a melhoria de uma sociedade.


Nenhum comentário: