segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DÚVIDAS FEMININAS



DÚVIDAS FEMININAS

Suely Pavan Zanella
Será que eu estou gorda? Será que ele me trai? Será que ele me ama? Será que vou ser promovida? Será que ele vai ligar?
Dúvidas e mais dúvidas parecem perambular a cabeça de algumas mulheres. Mesmo quando elas têm provas ou evidências (como se diz na linguagem policial) que o marido ou namorado não as trai de jeito nenhum, a dúvida permanece. E em alguns momentos a impressão que dá é que algumas valorizam mais a dúvida do que aquilo que está abaixo do seu nariz.
Sempre aconselho àqueles que têm dúvida para irem atrás do ser duvidoso e verificarem se o motivo da dúvida se justifica ou não. Mas já reparei que mesmo quando tem provas e mais provas de que o outro não está “pisando na bola” resta sempre uma dúvida. Portanto, viver em dúvida, faz parte do modo de ser, pensar e estar de algumas mulheres.
Assiste no final de semana ao filme “Sete Dias com Marilyn” e logo após assisti novamente ao documentário “Marilyn no Divã”. E é incrível constatar que uma das mulheres mais lindas e sexies do mundo fosse tão carente, e por este motivo fosse também um poço de dúvidas. Ela não acreditava que ninguém a amasse e por não acreditar fez de sua vida um roteiro recheado de autoboicotes.  
Claro, que eu não me baseie apenas nestes dois filmes para constatar esta carência total e absoluta da parte dela. Marilyn Monroe consta do escopo de minha pesquisa quanto ao universo feminino, e embora retrate a Afrodite moderna, retrata também a carência e as dezenas de dúvidas das mulheres.
Se Marilyn era linda em seu tempo e tornou-se um mito após a sua morte o que dizer das mulheres comuns de nossa época?
A boa notícia é que uma boa parte das mulheres não é tão carente assim. Não exige de seus companheiros atenção 24 horas do dia. Não quer e nem consegue ficar “grudada” a um homem, por mais que o ame, por todo o tempo, pois tem suas coisas para fazer. E principalmente não fica tendo dúvidas sobre a fidelidade masculina se por alguma razão o seu namorado não liga ou não atende ao celular.
Algumas mulheres dão tanto poder aos homens que sempre imaginam que quando ele não está, pode estar a traindo, ou paquerando uma loira linda do tipo da Marilyn!
E parece que quanto mais uma mulher age assim, mais o homem faz questão absoluta de também alimentar estas dúvidas.
Carência, portanto combina e complementa com dúvidas de toda a ordem.
Quem não se sente potente, por exemplo, quanto ao seu papel profissional tem medo de pedir um aumento ou uma promoção.
Quem não se sente digna de ser amada, torna a vida do outro, um inferno, pois se torna um “grude” que só fica feliz se o outro estiver ao seu lado. E qualquer afastamento natural por parte de seu par faz pairar sobre a cabeça feminina as dúvidas perversas.
A carência alimenta as dúvidas. E este emaranhado de coisas faz com que o outro se canse e vá embora. Quem aguenta por muito tempo um ser carente ao seu lado?
Viver com uma carente total é cansativo e acaba com as energias de qualquer um.
Além do mais as duvidas femininas referentes à traição, por exemplo, lembram o homem a todo o tempo de que ele é um garanhão e que todas as mulheres do mundo estão interessadas nele.
Portanto, quando as dúvidas são muitas e motivadas pela carência é necessário pedir ajuda de especialistas.
Tem mulher que fica pedindo conselhos a todo o tipo de amigo até que encontre um que apenas reforce ainda mais as suas dúvidas.
Tratar de carência é assunto muito sério. O melhor mesmo é procurar um psicólogo, este profissional irá ao âmago da questão da baixa autoestima.
Ter dúvidas persecutórias e repetitivas é carregar um peso desnecessário. Para viver bem é preciso muita leveza.  

Nenhum comentário: