segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A FUNÇÃO DAS NOVELAS


A FUNÇÃO DAS NOVELAS

Suely Pavan Zanella
Há uma febre nacional que vai ao ar todos os dias lá pelas 20:30, é a novela “Avenida Brasil”. Apesar de não ser noveleira confesso que não perco um capítulo desta novela. Se não posso assistir gravo e se esqueço de gravar assisto pela internet.
Minha falta de paciência para assistir novelas sempre se concentrou no que chamo de “arrastamento”. Antes de Avenida Brasil, eu assistia a uma novela no máximo uma vez por semana, e entendia tudo. As tramas de algumas novelas se arrastam e me entediam. Avenida Brasil, pelo contrário é quase uma novidade diária. As tramas se entrelaçam, é um mistério, tal como ler um bom romance de Tolstoi!
E aí está a primeira função das novelas: É dramaturgia, literatura, como li num estudo realizado pela USP há muitos.
Assistir a uma novela é o mesmo que ler um romance. A diferença é a tecnologia. Uma coisa é ler um romance e outra é vê-lo na TV ou teatro. São veículos diferentes e por esta razão se utilizam de “armas” digamos diferentes para conquistar seus leitores, telespectadores e espectadores.
As pessoas são diferentes alguns preferem ver e outros ler.
Apesar deste conteúdo literário das novelas vejo diariamente muita gente reclamando nas redes sociais na hora da novela Avenida Brasil. Uns dizem que isto é alienação nacional e outros que deveríamos gastar o nosso tempo com coisas mais importantes tais como o julgamento do mensalão ou a CPI do Cachoeira. E desta forma se esquecem de outra função das novelas: O entretenimento.
Nenhum ser humano saudável mentalmente consegue gastar 100% de seu tempo cuidando apenas de assuntos sérios. As pessoas precisam de diversão.
E imaginem só: trabalham o dia inteiro, enfrentam um trânsito danado e querem chegar em casa e se refestelar no sofá assistindo a uma boa novela! Qual o malefício disto?
Gente criativa, aliás, precisa deste “tempinho” para se tornar até mais produtiva. E por que não assistir à sua novelinha?

Alguns gostam de assistir jogos de futebol, outros de ler Dostoiévski, outros de caminhar... Enfim, as pessoas não são iguais e precisam de um tempo de “relax”. Graças a Deus, senão o mundo seria insuportável!

Então, criticar a novela nas redes sociais não passa de exercício do preconceito, já que estas mesmas pessoas também estão gastando o seu tempo postando coisas nem sempre sérias, instrutivas ou que contenham informações corretas nestas mesmas redes.

Nem tudo na vida precisa ser útil, ter uma função específica ou produzir algo. Algumas novelas, como as da Glória Perez, por exemplo, contém sempre uma mensagem de cunho social embutida.

Outras novelas de outros autores são puro entretenimento e mais nada.

Avenida Brasil, por exemplo, tem como grande diferencial o ritmo e a atuação brilhante dos atores, além de uma trama impecável. O tema faz parte do inconsciente coletivo da humanidade, trata da vingança, tão bem retratada no romance literário francês “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas, como na série americana “Revenge” de Mike Kelley. Avenida Brasil também mostra e dá palco à nova classe “C” sem os estereótipos de filmes e novelas anteriores.

Além de todos estes motivos precisamos lembrar que as novelas brasileiras são exportadas para outros países, justamente porque são boas, e deveriam ser no mínimo motivo de orgulho por parte dos brasileiros.

E hoje em dia um novo fenômeno ocorre: O Twitter. Hoje comentamos as novelas enquanto a assistimos pela TV. Fazemos parte da trama. Opinamos sobre ela, nos identificamos com os personagens, torcemos por uns, e desprezamos outros.

Nenhuma novela faz sucesso se não há identificação psicológica com a mesma. Nesta forma de entretenimento saudável nos projetamos, nos identificamos e até aprendemos que determinados comportamentos são nocivos aos outros.

Se os intelectuais acham tudo isto uma grande bobagem, só posso dizer que cada um é cada um. Particularmente estou adorando Avenida Brasil, e me tornando fã de carteirinha de seu autor o brilhante João Emanuel Carneiro.

4 comentários:

.... disse...

Olá! Os textos são super interessantes e aborda assuntos da vida real. Adorei seu blog e estou lhe seguindo.

Beijo cheio de mimo!

mariasimagempessoal.blogspot.com/

.... disse...

Olá! Adorei seu blog! Os textos sãao super interessantes.

estou lhe seguindo.

Bjo cheio de mimo!

mariasimagempessoal.blogspot.com/

.... disse...

Olá! Adorei seu blog! Os textos sãao super interessantes.

estou lhe seguindo.

Bjo cheio de mimo!

mariasimagempessoal.blogspot.com/

Suely Pavan Zanella disse...

MUITO obrigada!!!!!!