quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Casamento é papo pra você?

Casamento é papo pra você?
Suely Pavan
Se em festa de família
O assunto é casamento
Eu finjo que não ouço
Essa escola eu não freqüento
Eu mundo de assunto
Falo até de futebol
Casamento enfim
Não é papo pra mim
Não é papo pra mim

E quando alguém comenta:
“Você deve se casar
Procure uma garota
Pra você gostar

Eu peço até desculpas
Vou lá fora passear
Pois casamento, enfim
Não é papo pra mim
Não é papo pra mim

Talvez um dia quem sabe
Encontre a felicidade
Achando alguém pra valer
Até morrer

Mas por enquanto eu não
Não ponho argola na mão
Pois casamento...
Não é papo pra mim
Não é papo pra mim

Casamento, ah, não é papo pra mim, mora!
Pois casamento enfim
Não é papo pra mim
Não é papo pra mim

Talvez um dia quem sabe
Encontre a felicidade
Achando alguém pra valer
Até morrer
Mas por enquanto eu não
Não ponho argola na mão
Pois casamento...
Não é papo pra mim
Não é papo pra mim

Oh, não é papo pra mim

Casamento, ah, não é papo pra mim, mora!

Não é papo pra mim

Não é papo pra mim
Não É Papo Pra Mim – Roberto e Erasmo Carlos

Hoje pela manhã no twitter um rapaz que sigo mudou sem querer (Freud explica) a frase: casacos mofados, por “casados” mofados. A brincadeira me motivou a escrever este texto sobre casamento. E noto que muita gente não quer casar mesmo, e outros têm uma ilusão acerca deste contrato amoroso.
Será que todos têm que casar como se casar fosse um dever constitucional?
Não mesmo! Nem todo mundo tem aptidão para o compartilhamento íntimo com um ser desconhecido. E quando pessoas assim se casam é infelicidade, de ambas as partes, na certa. É jogar para perder. Portanto, se você gosta da vida de solteiro ou solteira que leva, e acha um “saco” viver com outra pessoa, não gosta de dar satisfações, e prefere sair por aí fazendo o que lhe der na cabeça, faça um favor pra si mesmo: Não se case!
Agora se você sofre da síndrome de solidão, e quer por que quer arrumar alguém para aplacá-la a resposta é: Não se case também!
Casamento não é para diminuir solidão de ninguém. Quem assim pensa achará que o outro tem obrigação de satisfazer-lhe todas as necessidades e até caprichos pequenos. Não tenha medo de ficar sozinho (a). A solidão pode ser uma excelente opção. É preciso primeiro aprender a conviver com ela: Sair sozinho(a), fazer-se companhia, autobastar-se sem vangloriar-se disto!    
Tem gente que é um “porre” e vive a dizer a torto e a direito que é “mmmmaaaaarrrraavvviiilllhhhhoooosssoooo” ser sozinho ou sozinha. Desconfie! Lembre-se que “Quem desdenha quer comprar”.
A pessoa que Ainda (palavra super importante) está sozinha mas quer encontrar alguém para compartilhar a vida, tem mais chances de encontrar a pessoa certa se assim agir, e desta forma não se tornará um peso na vida alheia, pois sabe o que é melhor pra si.
Da minha parte posso apenas dizer que o casamento que tenho hoje é uma experiência gratificante. Gosto de ser casada. Isto me faz bem, principalmente porque consigo manter a minha própria individualidade e compartilhar bons momentos com quem escolhi compartilhar. Amor é fundamental, ele traz uma sensação enorme de aconchego. Portanto, não valorize o inferno, pesquisas hoje mostram que aqueles que vivem brigando continuarão a fazê-lo após o casamento. Ninguém muda apenas porque se casou. Isto é ilusão, não caia nesta e nem tente modificar ninguém. Se um homem é “galinha”, grosseiro, ou valoriza mais os amigos do que a companheira ele continuará a fazê-lo mesmo depois de casado. O namoro serve exatamente para conhecer a pessoa. Não tenha pressa. A carne para ficar boa deve ser primeiro temperada e depois cozida lentamente no fogo!   

Nenhum comentário: