quarta-feira, 27 de abril de 2011

O CASAMENTO IRREAL



Ainda não consigo entender o fascínio, pelo menos o promulgado pela mídia a todo instante, deste casamento real. Honestamente e em minha opinião este príncipe é sem graça e a futura princesa idem. Diferentemente da maravilhosa Lady Diana que à sua época provocou um grande frisson popular. O motivo: Ela representou o sonho de muitas mulheres, aquele de se casar com um príncipe encantado. A história triste e trágica da Lady Diana todos sabem. Ela foi a protagonista de um sonho, mas também da dura realidade: Uma mulher sozinha, deprimida e que buscou freneticamente levar a sua própria vida. Ela batalhou por sua própria identidade. E morreu como uma mortal: Em um acidente de carro!

Lady Diana representou a história de muitas mulheres, que se casam com a ilusão de um casamento perfeito. Um sonho quase infantil! Ela era jovem demais, e visivelmente apaixonada por um príncipe que não a amava. Amava e sempre amou outra mulher, aquela que só depois de sua morte ele teve coragem de assumir publicamente. E aí pra mim, está o verdadeiro sentido do casamento: Assumir publicamente e sem pudores o nosso amor por alguém. Particularmente dispenso festas glamorosas, destas que mais estressam os noivos e principalmente as noivas. Hoje casamentos mais parecem shows. E muita gente casa-se com o casamento e se separa meses depois. Sonham com a festa, com as danças, com o vestido e se esquecem que casamento é uma conquista diária, um afinamento constante, uma eterna negociação. Assim agindo casamentos costumam dar certo, caso contrário não passam de encenações para enganar famílias, ou a sociedade. Quantos casais você vê em restaurantes e bares que nem sequer trocam um olhar ou uma palavra. Gente assim costuma se incomodar com a felicidade alheia tem ataques homofóbicos e implica com casais diferentes, mas felizes. Porém, não poupa um centavo na hora de gastar fábulas com casamentos de filhos e netos.

Lady Diana ensinou a todos que os contos de fada são apenas contos de fada e muita gente por cegueira, ingenuidade insiste em achar que este casamento do príncipe William com Kate será igual ao dela. Porém, há diferenças gritantes. A moça, por exemplo, é bem mais velha que Diana, ela soube dar “uns perdidos” em William quando ele não se decidia, não foi boba, como se espera das princesas das estórias. Cabe um à parte: As princesas das estórias só esperam e tudo aceitam do príncipe.

O casal viveu junto por um tempo, tanto que o tal teste da virgindade ritualesco para a família real, não foi feito.

Enfim, Kate nada tem de Diana. O casamento deles será a meu ver um casamento normal, a irrealidade é apenas da parte daqueles insistem em sonhar com o inexistente. O casamento real poderá até ser bonito, já que a tradição inglesa assim manda, mas caberá aos dois, como em qualquer casamento, em primeiro lugar não se deixar levar pela expectativa dos familiares, e em segundo fazerem o possível e o impossível diariamente para que sejam um casal feliz. Nenhum casamento sobrevive de ilusões e a frase que consta nas estórias jamais revelou o dia seguinte. Nas estórias dizem apenas: Foram felizes para sempre. Como? Ninguém sabe!

Por Suely Pavan

Nenhum comentário: