segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TMIDEZ



TIMIDEZ

Suely Pavan Zanella
Eles falam pouco, são reservados, pensam muito e são comedidos. Seu comportamento exterior chama-se introversão: Voltados para dentro.
Num mundo como o nosso que valoriza por demais os extrovertidos os tímidos sofrem.
E em muitos lugares são vistos até como improdutivos. Enquanto o extrovertido faz um barulho danado quando trabalham, o tímido é contido, fica na dele. E quando você menos espera ele terminou o que tinha que fazer, sem alarde algum. O tímido se concentra.
Os maiores gênios da humanidade eram tímidos: Darwin, Chopin, Gandhi, Eistein, J.K Rowling, Steven Spilberg e Larry Page do Google (Fonte: Revista Mente e Cérebro).  
Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft era tão tímido que quando adolescente sua mãe se preocupava em vê-lo tanto tempo enfiado numa garagem ouvindo os Beatles enquanto mexia com uma máquina esquisita.
Se os tímidos são geniais e produtivos por qual razão as empresas, por exemplo, valorizam tanto os extrovertidos?
Lembro-me de uma vez em que fui fazer junto com uma colega um evento em uma emrpesa e numa determinada atividade o grupo se dividiu em dois, e espontaneamente os tímidos ficaram juntos com os tímidos e os extrovertidos junto com os extrovertidos. A tarefa dada a ambos era a mesma, porém o grupo dos extrovertidos discutia, ria e falava em voz alta. Ao passo que os tímidos falavam baixo e um de cada vez no grupo.
Ao terminar o trabalho minha colega ressaltou a qualidade dos extrovertidos dizendo que o grupo 2 (o dos tímidos) tinha que aprender a ser: motivado; alegre; entusiasmado. Ou seja, aquele papo que todos nós estamos acostumados a ver em programas do tipo “O Aprendiz”, nas leituras empresariais, e muito nas empresas, nos tais processos seletivos mirabolantes!
Porém, ao analisar os resultados do trabalho verifiquei que os tímidos tinham obtido o mesmo resultado que os extrovertidos. A diferença foi apenas que os tímidos gastaram poucos minutos a mais, já que se preocuparam com consenso e ouvir a todos os participantes democraticamente.
Assinalei estes resultados para a surpresa de minha própria colega e do grupo dos extrovertidos que eram “a bola da vez” naquela empresa. Os tímidos ficaram muito felizes com o meu assinalamento, até porque raramente alguém se lembra deles, e segundo eles mesmos devido ao seu jeito reservado eles passam “batido” no ambiente organizacional, que valoriza muito mais o barulho do que o desempenho.
Ao menos nesta empresa os tímidos tiveram o seu lugar reservado e eu fiquei muito feliz com isto!
Nos esquecemos também que todos nós temos o nosso lado tímido. Chico Buarque é um tímido de carteirinha, por exemplo. Marina Lima é super tímida, e ao vê-la uma vez numa entrevista fiquei pasma em perceber isto. No palco canta solta e de forma insinuante e nas entrevistas treme e gagueja.
Aliás, timidez é muito comum entre os artistas também!
A timidez só é ruim quando atrapalha a vida da própria pessoa, ou seja, quando ela mesma sente que há algo errado com ela. Não em função do meio, que valoriza e adora os espetaculosos, mas quando a própria pessoa sente que isto é ruim para ela.
Os tímidos tentam a todo o custo se adaptar às demandas da sociedade extrovertida bebendo demais ou se drogando.
Algumas empresas já me pediram trabalhos para “melhorar os tímidos”, porém quando verifico a situação o que querem de verdade é transformar um tímido feliz e produtivo num extrovertido.
Talvez devessem pedir trabalhos no sentido de preparar gestores para lidar com as diferentes nuances de uma equipe, ao invés de querer pessoas todas iguais!
Estudos comprovam que boas equipes e as mais produtivas são as compostas por pessoas diferentes, ou seja, por homens e mulheres e introvertidos e extrovertidos. A dificuldade reside na gestão. O gestor precisa ter uma capacidade imensa e ser muito maduro, senão corre o risco de contratar sombras, ou seja, pessoas extrovertidas como ele.
Nas relações pessoais acontece o mesmo fenômeno. As pessoas tendem a rejeitar um tímido ao invés de conhecê-lo. Se fizessem isto ficariam surpresas com o que descobririam. Um tímido normalmente é uma caixinha de agradáveis surpresas.
Ressalto que quem escreve este texto é extrovertida na maioria do tempo, e noutras é tímida. E isto não me impede de entender e admirar os tímidos, tal como eles são.
E que cada um preserve a sua singularidade e seja aceito como tal.

Nenhum comentário: