segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MAMÃE QUERO SAIR DE CASA!



MAMÃE QUERO SAIR DE CASA!

Suely Pavan Zanella

Sigo, no twitter o @direito__livre, um fórum que se dispõe a esclarecer dúvidas de direito, e fico impressionada com o número de adolescentes que quer sair de casa. Alguns mal conseguem formular corretamente as suas perguntas de tão ruim que é o seu português básico. Há perguntas também de mães que querem saber se os filhos podem ou não sair de suas casas, todas obviamente desesperadas.

O que me impressiona não só neste fórum como em outros que sigo é o número cada vez maior de adolescentes que quer deixar a casa dos pais, para viver na casa do namorado maior de idade. São pessoas de 13 a 17 anos. Embora eu saiba de casos de crianças de 12 que abandonaram suas famílias para irem morar com namorados de 24.

Em 2002 (se não me falhe a memória) fiz um trabalho para a então prefeita Marta Suplicy. Ela queria saber se os moradores queriam ou não sair das ruas. A população que trabalhei morava no Vale do Anhangabaú e o meu diagnóstico apurou que os mais velhos querem voltar para as suas casas, e os mais novos não. Estes adolescentes que entrevistei eram bonitos e bem cuidados, mas diziam que na rua tinham mais liberdade, e isto era entendido assim: Na rua faço o que eu quero e não preciso dar satisfação a ninguém!

Os psicólogos da TV e livros insistem na tecla de que é preciso dar limites aos filhos, óbvio que é, mas é preciso lembrar que a maioria deles não quer limite algum. Quer apenas fazer o que quer. Mais do que um problema educacional dentro do seio familiar, constata-se um grave problema social. Quando a sociedade é permissiva o adolescente e a criança tem a impressão que pode tudo. Cresce imaginando ser onipotente e fazendo tudo que estiver ao seu alcance para ser feliz. Seja lá o que signifique esta tal felicidade.

Criar filhos para serem apenas felizes é um tiro no pé. Pois eles podem ser felizes usando drogas, bebendo até cair, deixando de ir à escola e saindo de casa prematuramente.

Filhos maduros, ao contrário, são aqueles que sabem lidar com as frustrações da vida e não apenas fazer aquilo que querem apenas para ser felizes.

Quer sair de casa? Faça com que seu filho arrume um emprego, se sustente, aprenda a escrever direito, estude e não vá viver na “cola” de ninguém, como por exemplo, um namorado. Não tenha vergonha de dizer que você tem mais experiência que ele, e que o namorado de hoje poderá ser a desilusão de amanhã. Não tenha medo algum de frustrar seu filho, a vida costuma ser muito dura com os ingênuos e iludidos.

Seja firme e afirme a ele ou ela que enquanto for menor e dependente deverá seguir as regras da casa quanto a horários, amizades, etc. Não tenha dúvidas de sua autoridade, que nada tem a ver com autoritarismo. Geralmente são as dúvidas, principalmente das mães, que deixam os filhos inseguros e achando que podem sair de casa a hora que quiserem, ou fazer aquilo que lhe der na cabeça.

Tive uma empregada cuja filha de doze anos foi morar com o namorado e sua família. Quando ela me contou isto achei estranho, e somente ao notar minha estranheza foi que ela se deu conta de quanto, por querer deixar a filha feliz, a colocou numa situação de risco. Ela não sabia seus direitos e a menina estava sofrendo nas mãos da “sogra”.  

Filhos tiranos e que só querem fazer o que querem advém de famílias cujos pais são bonzinhos demais!

Nenhum comentário: